Como equipes com filosofias de jogo diferentes chegaram à final do Amador de Brusque

Abresc, com jogadores rodados, faz final com São Leopoldo, repleto de jovens promissores

Como equipes com filosofias de jogo diferentes chegaram à final do Amador de Brusque

Abresc, com jogadores rodados, faz final com São Leopoldo, repleto de jovens promissores

Neste sábado, 28, duas filosofias de jogo serão colocadas à prova na decisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque. A Abresc apostou em jogadores experientes e rodados na competição, já o São Leopoldo colocou a garotada para jogar. As duas formas de pensar deram certo até aqui, já que ambos chegaram à final, mas somente uma das duas equipes sairá com a taça na partida que inicia a partir das 16h, no estádio Augusto Bauer.

Leia também:
Sem fiscalização, empresas de Brusque cometem crimes ambientais e ficam impunes

Observatório Astronômico tem programação especial para observação de eclipse lunar 

Em suas campanhas, os times percorreram caminhos diferentes. Enquanto o São Leopoldo fez uma sequência de jogos brilhante, chegando diretamente nas semifinais e avançando com tranquilidade diante do Limeirense, a Abresc precisou passar por um trajeto mais longo, chegando primeiramente às quartas e depois às semifinais, eliminando River Plate Azambuja e Paysandú somente nas penalidades.

O confronto será precedido pela decisão da segunda divisão, que contará com Angelina e Limeira Baixa. A entrada é gratuita, mas a Fundação Municipal de Esportes (FME) solicita a toda a comunidade a doação de um quilo de alimento não perecível para entrega a entidades beneficentes.

Tradição em campo

Abresc chega em uma final depois de quatro anos. Foto: Marcos Borges

Desde 2014, a Abresc não chegava a uma decisão do Amador. Na ocasião, o time foi vice-campeão, perdendo para o Poço Fundo. Em 2013, ano anterior, o time do Águas Claras havia conquistado o título, o último de sua história na competição municipal.

Agora o clube volta e quer fazer história. Jogador do time e um dos responsáveis por montar o elenco, Jonata Kuhnen explica que é em momentos como essa decisão que jogadores experientes como os que a equipe tem fazem a diferença. “São atletas que têm mais bagagem, não sentem tanto o peso de uma decisão. Além disso eles estão sempre motivando o pessoal mais novo, usando a experiência nessas horas”.

O volante André deve ser o desfalque do elenco, mas o restante do grupo estará 100%. Segundo Jonata, após passar por duas emocionantes cobranças de pênaltis vencidas pela Abresc, ele não se preocupa se precisar de mais uma. “O que vier, estaremos enfrentando. Para o caso de pênaltis, temos um bom goleiro e também bons batedores, mas creio que temos total condição de vencer no tempo normal”.

União à favor


Um dos elementos mais ressaltados pela equipe do São Leopoldo é a união. Conforme explica o meia e um dos nomes da campanha, Luan, isso pode pesar positivamente para o elenco na grande final. “Está todo mundo focado, desde a semifinal. Conversamos entre nós pra se concentrar pra decisão. Todos estão se cuidando durante a semana, fazendo uma preparação física por conta. Isso mostra a importância que todos estão dando à competição”.

Com estes cuidados, a preparação física da equipe do São Leopoldo, que além de tudo é um elenco mais jovem, pode ser outro diferencial à favor do time. “Isso vai pesar pra final, nossas qualidades técnica e física”, complementa o camisa 10.

Lucas, que também é atleta do time, faz questão de explicar que, embora grande parte do São Leopoldo conte com jovens, também há os experientes. “Contamos com atletas mais rodados no elenco que passam a experiência e a moral aos demais. Decisão vai ser complicada, a Abresc é um time que cresce com o passar do campeonato, mas vamos fazer um bom jogo e quem sabe coroar nossa campanha com um título”.

Segunda divisão

Um título para dar moral
Na segundona, duas equipes que buscam espaço dentro do Municipal de Futebol Amador se enfrentam pensando não apenas no título, mas também na força que o caneco dará para, no próximo ano, buscar uma posição melhor dentro da primeira divisão. Angelina, que voltou este ano após anos de ausência no Amador, encara o Limeira Baixa em confronto marcado para às 14h, antes da grande decisão, também no estádio Augusto Bauer no sábado, 27.

A equipe do bairro São Pedro está empolgada com a grande decisão. Embora pudessem estar também decidindo a primeirona, diretoria, comissão técnica e atletas se mostraram contentes com os resultados até o momento. “Fizemos uma campanha boa. Já havíamos comentado no começo que seria difícil por ser o nosso retorno, demoraria até ajeitar a casa”, explica Anderson Bald Schorr, o Gaúcho, que ajudou a montar a equipe.

Leia também:
Como foi a geração de empregos em Brusque no primeiro semestre deste ano

Família de Botuverá cultiva mais dez alimentos e cria animais em área de cinco hectares

Mas no decorrer do campeonato, a equipe sentiu que poderia, inclusive, ir mais longe. Agora o Angelina busca o título, mas sabe que terá um bom adversário pela frente. “O Limeira Baixa é um time competente e que gosta de jogar atrás da linha da bola. Mas eu acredito na vitória, pois vamos jogar em um campo grande e teremos possibilidade de explorar a velocidade do time”.

As duas equipes já se enfrentaram na primeira fase, em um jogo equilibrado que terminou em 2 a 2. Marcelo Campos Cardoso, vice-presidente do Limeira Baixa e membro da comissão técnica, afirma que, dessa vez, o elenco vai em busca da vitória. “O time está bem motivado. Conversei com todos os jogadores. O intuito é jogar para ser campeão. Vamos manter o foco e para o ano que vem queremos ir em busca do título da primeira divisão”.

A equipe de Marcelo apresenta desfalques importantes para o duelo derradeiro, mas isso não desmotiva. “Por força de suspensão estaremos sem o zagueiro Jubileu, nosso capitão, e também Ademilson, um lateral-direito que vinha crescendo a cada jogo. Mas contamos com um bom elenco e também reforços de jogadores que vinham de lesão”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio