Como se matricular no Ensino Médio do IFC de Brusque para o ano que vem
Além do currículo básico, 160 alunos terão ensino de Química e Informática
Além do currículo básico, 160 alunos terão ensino de Química e Informática
O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque está com matrículas abertas até o dia 11 de setembro para o Ensino Médio Integrado em 2019. Interessados em garantir uma das 160 vagas ofertadas devem se inscrever no processo, que é feito totalmente online.
Vanderleia Gemelli, professora de Geografia e do setor de comunicação do IFC de Brusque, explica que do total, 50% é de ampla concorrência e a outra metade é destinada ao Sistema de Ações Afirmativas, as cotas.
Leia também:
Sem fiscalização, empresas de Brusque cometem crimes ambientais e ficam impunes
Observatório Astronômico tem programação especial para observação de eclipse lunar
Para concorrer a uma das oportunidades o estudante precisa ter completado o Ensino Fundamental. No site específico do IFC para inscrições, tem todos os prazos e pré-requisitos.
Vanderleia reforça a importância de o candidato ler o edital para entender como tudo funciona. Depois disso, ele deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la no site.
É preciso pagar uma taxa de R$ 25 para participar do processo. Entretanto, há casos em que é possível pedir isenção. Contudo, é necessário ficar atento ao prazo para envio do requerimento para não ter de pagar.
Uma vez feita a inscrição, explica Vanderleia, o candidato receberá o comprovante de inscrição. O próximo passo é o mais importante: a prova.
Marcada para o dia 25 de novembro das 14h às 18h, a prova é composta por questões de Matemática; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Segundo Vanderleia, o resultado parcial da prova será divulgado ainda neste ano. Depois haverá os prazos legais para recursos e outros procedimentos.
Educação diferenciada
O IFC oferece a oportunidade de uma educação diferenciada e gratuita. Nesse tipo de Ensino Médio Integrado, o aluno tem as aulas comuns ao currículo básico de qualquer escola e mais disciplinas de uma área específica.
Leia também:
O que falta para o início da construção da nova estação de tratamento do Samae
Família de Botuverá cultiva mais dez alimentos e cria animais em área de cinco hectares
No caso de Brusque, há dois campos: Química e Informática. São ofertadas 80 vagas para cada área, somando as 160.
Vanderleia explica que as aulas são integrais. Entretanto, é possível que a grade do ano que vem tenha algumas tardes livres para estudantes.
Nesse tempo sem aulas, eles poderão participar de projetos e atividades de extensão e pesquisa que são realizados no campus.
Onde me matricular
– No site específico criado pelo IFC (www.ingresso.ifc.edu.br)
– Clicar no link que diz “Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio” e ler o edital com o passo a passo