X
X

Buscar

Comunidade denuncia imprudência de caminhoneiros no São Pedro, em Guabiruba

Caminhões estão passando por desvio exclusivo para veículos leves

Devido à imprudência e falta de educação de alguns motoristas, a Coordenadoria de Trânsito de Guabiruba (GBtran) recorreu a um artifício engenhoso para tentar coibir que caminhões passem pelo desvio de veículos leves na rua São Pedro: quando um caminhão é identificado infringindo a lei, a prefeitura liga para o condutor ou dono do veículo para adverti-lo.

O problema é registrado nas ruas Adriano Habitzreuter e João Gartner, que são usadas como desvio a um trecho da rua São Pedro que está em obras. Ocorre que estas duas vias estão abertas somente para veículos leves e ônibus escolares, enquanto que caminhões devem usar outro caminho que leva ao Centro.

Mas muitos caminhoneiros simplesmente ignoram a determinação da prefeitura. Na última sessão da Câmara de Guabiruba, o vereador Haliton Kormann trouxe o assunto à tona. “Fui procurado por duas pessoas dizendo que está passando muitos caminhões, que não estão respeitando, infelizmente”, afirmou.

Kormann diz que duas moradoras já ficaram assustadas com a velocidade e imprudência dos caminhões. Num dos casos, a motorista saía de ré quando o veículo veio na direção dela. Ela ficou apavorada e procurou o vereador para pedir providência.

A sugestão da moradora do São Pedro é que a administração municipal coloque duas pessoas para fiscalizar o tráfego nos dois sentidos. Entretanto, esta medida demandaria pessoal e tempo. Em vez disso, a GBTran adotou a alternativa de ligar para os motoristas infratores.

O coordenador da GBTran, Paulo Sestrem, admite que há registros de caminhões que passam pelo desvio exclusivo para veículos leves. Segundo ele, foram duas reclamações por meio de telefonemas. A prefeitura mandou funcionários a campo para averiguar a situação em seguida e eles constataram a falta de educação dos condutores.

Para Sestrem, o problema é causado pela imprudência dos motoristas, que, a seu bel prazer, resolvem ignorar a sinalização. “O que tinha para fazer, nós fizemos. Colocamos sinalizações nas duas pontas [do desvio], e colocamos 21 placas de desvio nos dois sentidos”, afirma.

Sestrem diz que quando os moradores identificam a placa do caminhão e passam para a prefeitura, a GBTran consulta quem é o proprietário do veículo e entra em contato. “Nós ligamos para informar ao proprietário da empresa, quando o caminhão é de empresa, para que ele saiba que o seu funcionário passou ali e não podia”, conta.

As ligações do órgão têm caráter exclusivamente orientativo porque a GBTran não tem o poder de multar. Sestrem também afirma que o órgão está em contato constante com a Polícia Militar, que acompanha o trânsito no local. No entanto, por falta de efetivo, não é possível deixar uma viatura estacionada na rua São Pedro.