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Concorrente brasileiro da Uber anuncia início das operações em Brusque

Aplicativo 99POP abriu cadastro para motoristas nas cidades do entorno de Itajaí

A 99, startup nacional de mobilidade urbana, anunciou, nesta semana, que irá operar em Itajaí a partir do início de 2018. Além de funcionar na cidade litorânea, o aplicativo também confirmou que habilitará motoristas para trabalhar em Brusque.

A startup anunciou a abertura de cadastro para motoristas na modalidade 99POP (carro particular) para Itajaí. A expectativa, segundo a empresa, é empregar cerca de 2 mil condutores na região de atuação, que abrange também Bombinhas, Balneário Camboriú, Blumenau, Ilhota, Itapema e Navegantes.

“Estamos felizes por trazer a Itajaí e região essa nova tecnologia que amplia o acesso da população ao transporte individual rápido, seguro, confortável e com o melhor preço entre os carros particulares”, diz Marcel Bely, gerente regional de relações públicas da 99.

Interessados em se cadastrar para trabalhar como motorista do 99 devem fazer a inscrição no aplicativo e ter na sua CNH o EAR (Exerce Atividade Remunerada). Também deve ter um carro com data de fabricação a partir de 2008, com ar-condicionado e quatro portas.

A startup não anunciou a data de início da operação na região de Itajaí ainda, por isso não há condutores disponíveis para serem chamados. No entanto, assim como outros aplicativos, os motoristas de Blumenau e Joinville, por exemplo, podem se locomover para outros municípios, como Brusque.

Primeiro motorista
Ainda que o aplicativo não esteja operando oficialmente na região de Brusque, já há, pelo menos, um motorista transportando pela 99. Fabio Marinho trabalha tanto com este app quanto com o Uber.

Ele começou a trabalhar com o 99 no mês passado. Para isso, cadastrou-se como motorista da 99 de Florianópolis.

Ele conta que o app ainda é pouco conhecido na região de Brusque, por isso o número de corridas é baixo – em torno de três ou quatro por semana. O Uber corresponde à maior parte das corridas, com o qual ele trabalhar há um ano.

Mas a expectativa do motorista autônomo é que o app torne-se mais popular e ganhe adeptos. “O 99 é muito forte em São Paulo”, afirma Marinho.

O motorista autônomo diz que o aplicativo lhe permite flexibilidade de horários para poder cuidar da filha. Ele consegue tirar o dinheiro suficiente para pagar o aluguel e viver somente trabalhando com os aplicativos.

Marinho diz que é mais vantajoso trabalhar de forma autônoma com os aplicativos do que em empresas com salários fixo. Ele cita que a 99 é mais vantajosa porque o desconto é menor.

A startup faz questão de divulgar que desconta 19,99% do valor da corrida, enquanto que as concorrentes costumam cobrar 25%.

Mercado de SC
A modalidade 99POP – de carros particulares – concorre com a americana Uber. A startup mirou em Santa Catarina neste ano. Após chegar a Florianópolis e Joinville, anunciou a operação em Itajaí e Blumenau.

O aplicativo também atua em grandes cidades – como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. A startup afirma possuir 300 mil motoristas.

Prefeitura ainda não regulamentou aplicativos

O município já tem um projeto de lei para a regulamentação do transporte individual de passageiros. O documento foi enviado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) ao Executivo, que deve pautá-lo quando achar necessário.

Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade, Alonso Torres, a prefeitura está parada aguardando que o Congresso Nacional vote lei federal para regulamentar o uso de apps de transportes.

“Em Brusque, os aplicativos estão definitivamente proibidos”, afirma Torres. A pasta informa que se um fiscal ou a Guarda de Trânsito flagrar alguém transportando irregularmente, o motorista será multado.