Conferência Regional propõe melhorias para a saúde da mulher
Encontro aconteceu auditório do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) na tarde desta segunda-feira, 8
Encontro aconteceu auditório do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) na tarde desta segunda-feira, 8
Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade foi o tema central da 1ª Conferência Regional de Saúde de Botuverá, Brusque e Guabiruba, realizada no auditório do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) na tarde desta segunda-feira, 8.
Mais de 150 pessoas participaram do encontro, entre elas, representantes de entidades dos municípios envolvidos. A Conferência foi organizada pelas secretarias e conselhos municipais de saúde de Botuverá, Brusque e Guabiruba e pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADR.
A coordenadora da Comissão Organizadora do encontro, Maria Roseli Beutiny, frisou a importância da presença dos participantes. “Agradecemos cada um que está aqui para tratar dos eixos que irão implementar a Política Nacional de Ação Integral à Saúde das Mulheres”, pontuou.
O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e prefeito de Botuverá, Jose Luiz Colombi, falou em nome do Poder Executivo dos três municípios e lembrou que os debates sobre a saúde da mulher devem ser pensados também localmente. “Que possamos sair daqui com propostas de melhorias para o município. Com projetos que passem pelas Câmeras de Vereadores e que possam ser logo implementadas”.
Após a abertura do encontro, a integrante do Conselho Nacional de Saúde, Carmen Lucia Luiz, ministrou uma palestra sobre o tema e, em seguida, os participantes se dividiram em grupos para trabalhar sobre quatro eixos: o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres e políticas públicas para as mulheres e a participação social.