Confira as atrações do fim de semana em comemoração aos 159 anos de Brusque
Vários eventos culturais serão realizados neste sábado e domingo
Vários eventos culturais serão realizados neste sábado e domingo
Brusque completa 159 anos neste domingo, 4. Para comemorar, a prefeitura organizou uma programação que vai até o dia 14, com diversos eventos e inaugurações de obras públicas.
Neste fim de semana de aniversário, alguns eventos se destacam. O Município faz uma lista com as principais atrações dos 159 anos de Brusque. Confira:
Para o sábado, 3, está programado o Circuito de Museus – uma viagem no tempo. Um ônibus sairá às 14 horas da Fundação Cultural em direção aos museus da cidade. A primeira parada será no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, no bairro Azambuja. Lá, os participantes terão a oportunidade de conhecer o acervo do maior museu de arte sacra do Sul do Brasil.
Dali, os visitantes seguem para o Museu Casa de Brusque, que conta com um grande acervo de fotos e documentos relacionados à história do município. No local, os participantes farão uma visita guiada e poderão conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e de seus colonizadores.
Por último, os visitantes serão levados para o Instituto Aldo Krieger (IAK). Lá, serão recepcionados por Carmelo Krieger, filho do maestro Aldo Krieger, que se encarregará de apresentar o museu aos participantes e também falar um pouco sobre a vida e obra do seu pai, um dos brusquenses mais ilustres.
O tour pelos museus da cidade terá uma duração aproximada de 2h30. Para participar, é preciso fazer a inscrição, gratuita, na Fundação Cultural. Restam ainda poucas vagas.
Na manhã de domingo, 4, dia do aniversário de Brusque, será realizado o tradicional desfile cívico. O evento acontece às 9 horas, na avenida Cônsul Carlos Renaux.
O desfile pela avenida iniciará logo após o hasteamento da bandeira e os pronunciamentos do prefeito Jonas Paegle e do vice Ari Vequi.
Organizado pela Secretaria de Educação, neste ano o tema será sustentabilidade. A diretora da pasta, Ivanete Lago Groh, destaca que a escolha pelo tema surgiu a partir da reunião do grupo gestor da Educação Infantil. “Como tem toda essa questão das escolas de campo, o meio ambiente, e também o trabalho realizado em parceria com a Alemanha, achamos que seria um bom tema para nosso desfile”.
De acordo com ela, 45 entidades entre escolas, bandas, fanfarras, associações esportivas e culturais, participarão do desfile que iniciará nas proximidades das Casas Bahia em direção a ponte estaiada Irineu Bornhausen. A previsão é que dure aproximadamente 1h30.
A secretaria de Educação pede a colaboração da população para deixar a pista liberada no domingo de manhã, sem carros estacionados para facilitar a logística do evento.
Logo após o desfile cívico, por volta das 11 horas, o público poderá prestigiar o corte da cuca em comemoração ao aniversário da cidade. O evento acontecerá na praça Barão de Schneeburg e é aberto a todo o público.
De acordo com o vice-prefeito Ari Vequi, a cuca confeccionada por um grupo de merendeiras da rede municipal de ensino, terá 16 metros e será distribuída para o público presente.
No ano passado, o corte da cuca aconteceu no Sesc, no período da tarde, mas neste ano a organização decidiu integrar com o desfile. “A expectativa é que o povo permaneça para comemorar com a gente. A escolha pela cuca é devido a nossa tradição. Temos o Festival Nacional da Cuca já consolidado, então nada melhor do que celebrar o aniversário da cidade com a tradicional cuca”, diz.
Ainda no domingo pela manhã, a partir das 10h30, será realizado o “Teares que Cantam e Encantam”, com espetáculo do coro da Unifebe e o 8º Seminário Temático. O evento será na sala 1 do Cine Gracher do shopping e é realizado pela Unifebe, em parceria com a Fundação Cultural.
O evento, que é gratuito, será uma junção de música, arte e história. O público poderá acompanhar a conversa mediada pela reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, com a historiadora Jaqueline Kuhn, o fotógrafo Erico Zendron e Gerd Albert Walter Commersbach, neto do cônsul Carlos Renaux, sobre a história de Brusque a partir da indústria têxtil.
Como parte das comemorações, a Prefeitura de Brusque realiza também no domingo, às 15 horas, no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof, a celebração ecumênica do casamento coletivo.
Realizado pela Secretaria de Assistência Social, o casamento formalizará a união de 159 casais de Brusque, número em alusão ao aniversário da cidade. O casamento no civil será no sábado, 3, apenas para os noivos. No domingo, acontece a cerimônia, com a presença de familiares e amigos.
Será servido coquetel aos noivos e convidados. O evento tem previsão de encerramento às 18 horas.
No domingo, às 19 horas, haverá uma sessão especial do espetáculo Fanny, A Rainha da Cidade, no teatro do Centro Empresarial e Cultural de Brusque (Cescb).
O espetáculo do Trama Grupo de Teatro, que estreou em março com quatro sessões lotadas, encerra a programação do 10º Festival de Inverno do município, que iniciou na segunda-feira, 29. Esta será a última apresentação que o grupo brusquense realiza deste trabalho em 2019. Os ingressos estão à venda na Livraria e Papelaria Graf, a R$ 20 (preço único). A classificação indicativa é de 16 anos.
Obra de ficção baseada na literatura e em relatos orais, a montagem reverencia a memória de Francisca dos Anjos de Lima e Silva Hoerhann, a Fanny, que marcou época e gerações de brusquenses.
Veja também:
Conheça as histórias dos primeiros profissionais e estabelecimentos de Brusque
Após acidente, jovem de Brusque faz vaquinha para pagar cirurgias e recuperar movimentos do braço
Confira as atrações do fim de semana em comemoração aos 159 anos de Brusque
Processo do transporte coletivo em Guabiruba deve ser retomado neste ano
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Cantora de Blumenau se classifica no The Voice Brasil