Confira dez dicas para evitar furtos em casas durante o fim de ano

Ações simples dificultam a ação de criminosos

Confira dez dicas para evitar furtos em casas durante o fim de ano

Ações simples dificultam a ação de criminosos

Durante a época do ano em que as famílias costumam viajar, os cuidados com a segurança devem ser redobrados. É neste período que, historicamente, aumentam as ocorrências de furtos em residências.

Para evitar a visita desagradável dos ladrões, especialistas dão dicas importantes para prevenir os furtos.

Confira o passo a passo do manual de segurança:

Antes de viajar, comunique seus vizinhos
O ideal é que cada rua tenha uma “rede de vizinhos”. Quando um está ausente, o outro ajuda a cuidar da residência. Todos precisam monitorar quando há algo suspeito. Antes de sair, avise principalmente o seu vizinho do lado.

Faça um checklist antes de sair
Confira se todas as portas e janelas realmente estão trancadas. Sempre que possível, coloque um cadeado para reforçar a segurança.

Nunca deixa as luzes acesas o tempo todo
Deixar as luzes acesas durante o dia é um sinal evidente de que não há ninguém em casa. Utilize um timer que acende e apaga a luz ou deixe todas as lâmpadas apagadas.

Desligue a campainha
Muitos criminosos fazem o “teste da campainha” para verificar se há alguém em casa. Quando eles apertam repetidamente e ninguém atende, eles têm a certeza de que não há ninguém na residência. Por isso, sempre desligue o equipamento.

Não deixe correspondências acumuladas
Peça para um parente, amigo ou vizinho recolher as correspondências nesse período. Deixar papel acumulado é um sinal de que não há ninguém em casa.

Deixe o quintal em dia
Corte a grama e limpe o terreno para que não haja impressão de que a residência está abandonada.

Tenha muros “vazados”
Muros fechados são os preferidos dos bandidos, pois ninguém enxerga quando eles invadem a residência. Tenha sempre cercas ou muros vazados.

Grades nas janelas
As grades são uma boa forma de proteção e inibem a ação dos bandidos. Elas dificultam o acesso à residência.

Câmeras de monitoramento
As câmeras também inibem a ação dos bandidos. Alguns sistemas permitem que o proprietário veja em tempo real como está a situação na residência.

Alarmes
É importante que o alarme tenha um bom sistema sonoro, para que todos os vizinhos escutem se ele for acionado. Quanto mais itens de segurança, mais difícil vai ser o acesso dos bandidos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio