+

Confira o ranking de desempenho das escolas de Brusque no Enem 2019

Dados foram divulgados pelo Inep

Confira o ranking de desempenho das escolas de Brusque no Enem 2019

Dados foram divulgados pelo Inep

Foi divulgada nesta sexta-feira, 26, a média final de desempenho por escola do Enem 2019. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), compilados pela plataforma educacional Evolucional.

Para o ranking, o Inep considerou escolas com pelo menos dez alunos participantes no ano de aplicação dentre os alunos considerados para o cálculo.

Em Brusque, 14 escolas entraram para o ranking do Inep. As três primeiras colocadas, foram o Colégio Cônsul Carlos Renaux, com média 655,85, o Colégio Universitário Unifebe com 627,09, e o Colégio São Luiz, com média de 603,44.

Em quarto lugar está o IFC Brusque, seguido das escolas Gregório Locks, Dom João Becker, Governador Ivo Silveira, Yvonne Olinger Appel, Osvaldo Reis, Santa Terezinha, Francisco de Araújo Brusque, João XXIII, Feliciano Pires e Padre Lux.

Em Botuverá, a única escola avaliada foi a Padre João Stolte, cuja média final ficou em 460,8. Na redação, o desempenho foi menor: 356,3. Em Guabiruba, uma única escola também foi avaliada: a João Boos, que teve média final de 514,3 e nota na redação de 508,5.

As médias de proficiência dos estudantes foi realizada por area de conhecimento e por redação.

O Inep também esclarece que a informação utilizada para as médias das escolas é com base na inscrição do estudante. Os dados não permitem uma conferência da matrícula do estudante na instituição declarada e, portanto, podem existir estudantes que apontaram em sua inscrição  uma instituição diferente da que está matriculado, o que pode impactar no resultado de cada instituição.

Avaliações

Diretor do colégio Cônsul Carlos Renaux, a escola com melhor desemenho em Brusque, Otto Hermann Grimm, destaca que o resultado é fruto da proposta de ensino da escola e do trabalho intensivo e diário realizado com os alunos.

“Nossa proposta é de aula dada, aula estudada hoje, e deve ser levada muito a sério pelos nossos alunos e isto, sem dúvida alguma, dá resultado. O aluno tem que se conscientizar que precisa estudar diariamente para abstrair esse conteúdo e, a partir disso, mudar suas decisões, e não apenas para ter uma boa nota na prova. Essa rotina dá resultado”, diz.

A média da redação dos alunos do Cônsul Carlos Renaux foi 814,74 (a nota máxima é 1.000), mais de 100 pontos acima da segunda melhor média entre as escolas do município. Grimm conta que o colégio dá uma atenção especial neste ponto para que os alunos tenham sucesso em testes como Enem e vestibulares.

“A redação é um grande diferencial no desempenho dos alunos. Eles precisam dominar as técnicas de redação para ter uma boa condição de leitura, vocabulário, para conseguirem argumentar e escrever. Nós temos um trabalho de produção textual muito forte, o professor senta individualmente com os alunos para corrigir as redações, faz uma avaliação criteriosa. O aluno tem a condição de, a cada redação que ele faz, melhorar seu desempenho”.

Grimm diz que a escola está sempre em busca de melhorar ainda mais as condições para os alunos e tem um novo espaço de laboratório com tecnologias e também de química, física e biologia, para aliar a teoria com a prática, com uso diário de ferramentas para manuseio e vivência.

Melhor entre as públicas

Na primeira vez com formandos de ensino médio, o IFC teve a melhor média das escolas pública de Brusque, e a quarta no ranking geral. O diretor e professor Eder Aparecido de Carvalho ressalta a colaboração dos docentes e a qualificação deles como diferencial, já que a maioria tem formação de mestrado ou doutorado. Além disso, também enaltece a gestão anterior, de Hélio Gomes.

O instituto é uma escola técnica, onde o ensino médio dura três anos, capacitando os estudantes com um ensino técnico. Carvalho destaca a importância da escola na evolução dos alunos.

“Grande parte dos nossos alunos chega aqui oriundos de escola pública, de várias cidades, várias realidades, as vezes com um déficit de ensino-aprendizagem, e grande parte desses alunos evolui de uma maneira muito notória depois desses três anos. Eles saem preparados para ingressar no ensino superior ou no mundo do trabalho”.

Confira o ranking da média final

 


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo