Confira propostas de revitalização da área central de Brusque elaborada por acadêmicos da Unifebe

Projeto foi apresentado à comunidade no mês passado

Confira propostas de revitalização da área central de Brusque elaborada por acadêmicos da Unifebe

Projeto foi apresentado à comunidade no mês passado

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe apresentaram propostas para revitalização da área central de Brusque. O projeto foi elaborado com base no diagnóstico dos pontos positivos e negativos de 17 ruas e avenidas do espaço. A apresentação ocorreu em dezembro, no auditório da Unifebe.

Os estudantes analisaram as avenidas Cônsul Carlos Renaux, Monte Castelo, Arno Carlos Gracher; as ruas Conselheiro Rui Barbosa, Alberto Torres, Guilherme Niebuhr, Gustavo Krieger, Felipe Schmitt, Paes Leme, Prefeito Germano Schaefer, Adriano Schaefer, Henrich Richard Bruno Herbe, Barão do Rio Branco, Rodrigues Alves, Idalina Von Buettner, Alexandre Athanasio Gevaerd e Travessa Guilherme Krieger.

Os acadêmicos foram orientados pelos professores Karol Diego Carminatti e Alexssandra da Silva Fidelis A metodologia utilizada no estudo foi o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). Com o uso de índices e métricas, os alunos qualificaram a região e mostraram os pontos que mais necessitam de atenção.

As propostas trazem melhorias ao bairro e ao bem-estar dos indivíduos que frequentam ou usam o espaço.

Avenida Arno Carlos Gracher | Foto: Unifebe/Divulgação

Diretrizes e pontuação

O diagnóstico na área central resultou na pontuação de 39,26 de um total de 100 pontos. As diretrizes determinaram a análise do espaço para caminhar e a acessibilidade; pedalar; a utilização de espaços de estacionamentos privados que ligam duas vias para criação de edificações que incentivem usos diversificados e proporcionem áreas de conexão; transporte público, o uso noturno da área estudada; programa de habitação social e pontos de ônibus estratégicos.

Também analisa a priorização do uso para o pedestre; proporcionar locais que ofereçam paraciclo; transformar as áreas de estacionamentos em oportunidades para uso de pedestres; possibilitar melhores conexões nas interrupções de calcadas causadas por entrada e saída de veículos; e propõe limpeza visual das fachadas para promover o patrimônio edificado.

Rua Rodrigues Alves | Foto: Unifebe/Divulgação

Propostas para o novo caminhar

Os alunos sugerem melhorias para a acessibilidade e qualidade nas vias analisadas. Para isso, eles propõem a implantação de ciclovias, arborização e mobiliário adequado para atender as necessidades da população.

“O intuito da proposta é tornar a área estudada um local mais atrativo e sustentável, destacando um caminhar mais acessível e o pedalar mais seguro, trazendo assim, maior vitabilidade para esta vida urbana”, explica o projeto.

A proposta para a avenida Cônsul Carlos Renaux conta com uma ciclofaixa em duplo sentido, uma única pista de rolamento e calçadas mais amplas com árvores e algumas vagas de estacionamento.

Avenida Cônsul Carlos Renaux | Foto: Unifebe/Divulgação

Já na rua Rodrigues Alves é proposto que os carros trafeguem em ambos os sentidos, com vagas para estacionamento apenas no lado direito, além de calçadas com árvores.

A sugestão para a avenida Arno Carlos Gracher mantém as duas vias seguindo o mesmo sentido, com ciclovia do lado direito e árvores do lado esquerdo.

Os paraciclos seriam implantados em quatro pontos: na Praça Barão de Schneeburg, estacionamento da Milium, estacionamento do Espaço Sassi e na passagem do posto de combustíveis entre as ruas Rodrigues Alves e Prefeito Germano Schaeffer.

Travessa Guilherme Krieger | Foto: Unifebe/Divulgação

Passagem qualificada ao pedestre

O projeto analisa que há duas passagens de pedestre na área central, sendo elas a Travessa Guilherme Krieger e a do posto de combustível entre as ruas Rodrigues Alves e Prefeito Germano Schaeffer. No entanto, os acadêmicos apontam que apenas a primeira foi realmente elaborada para essa finalidade.

“Propôs-se, então, requalificar essas passagens, trazendo mais qualidade, segurança e acessibilidade para pedestres e ciclistas. Além de aumentar a conectividade entre as quadras da cidade, facilitando o descolamento de pedestres e ciclistas pela área central da cidade”, explica.

Travessa Guilherme Krieger | Foto: Unifebe/Divulgação

Para a Travessa Guilherme Krieger, o projeto propõe melhorias como qualificação de calçadas, conforto e segurança de pessoas, identidade visual forte, valorização e incentivo do comércio local, manutenção da característica histórica, do estilo mais clássico mesclando com o contemporâneo, mais acessibilidade e valorização estética visual.

A sugestão é de elevação e nivelamento de toda pavimentação para priorizar o pedestre, implementação de vegetação, mobiliários adequados para permanência, canalização central de drenagem, com poste de iluminação, canteiro de vegetação e balizadores para demarcar o limite de trafegabilidade de veículos.

A segunda proposta para o mesmo trecho estabelece que a via tenha uma entrada para avenida Cônsul Carlos Renaux e outra para rua Rodrigues Alves, nesta última seria permitida apenas a entrada de veículos dos edifícios residenciais. Também consta espaço para food trucks e feiras aos fins de semana, e demarcação para acesso de veículos.

Para a travessia pelo posto, os estudantes sugerem a qualificação da passagem de pedestres e ciclistas; conforto e segurança das pessoas; valorização e incentivo do comércio local com possibilidade para novos usos; acessibilidade e valorização estética visual.

Travessia pelo posto de combustíveis | Foto: Unifebe/Divulgação

Novos usos

Os acadêmicos também sugerem a implantação de parklet, um espaço compacto de convivência colocado em locais que são atualmente utilizados como estacionamento. As estruturas podem ter bancos, mesas, palcos, lixeiras ou estacionamento de bicicletas. O local deve ser aberto para a calçada, funcionando como uma extensão e permitindo a
visão ampla.

O estudo também identificou seis áreas privadas destinadas integralmente aos estacionamentos. A sugestão é que sejam construídos prédios nos locais que contarão com estacionamento no subsolo, salas comerciais e torre residencial.

Prédio em áreas que comportam estacionamento | Foto: Unifebe/Divulgação

Confira o projeto completo aqui

Propostas para revitalização da área central de Brusque


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