X
X

Buscar

Congresso do Crea-SC em Brusque reúne propostas para desenvolvimento de cidades inteligentes

"É uma contribuição dos profissionais na elaboração de propostas para os municípios", define presidente do Crea-SC

O 15º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), foi sediado em Brusque no dia 30 de abril. O encontro, que acontece a cada três anos, foi focado na construção e desenvolvimento de cidades inteligentes.

Na ocasião, profissionais do setor puderam contribuir com propostas para o fortalecimento dos municípios. O engenheiro civil e de segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do Crea-SC, valoriza a iniciativa que impacta as cidades. Ele defende a necessidade de olhar com mais atenção para questões básicas, como saneamento e coleta de resíduos.

“É uma contribuição dos profissionais na elaboração de propostas para os municípios. Depois, queremos sistematizar as propostas e apresentá-las às cidades, transformando-as em um caderno que mostrará as contribuições das engenharias. Teremos um documento para entregar aos prefeitos”, afirma.

Kita Xavier, presidente do Crea-SC, discursa no congresso. Foto: Divulgação

As ideias apresentadas no congresso também terão contribuição nacional. Dez delas serão destinadas ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e, dependendo da proposta, podem mexer na estrutura de leis do Brasil.

SC em destaque

Segundo o engenheiro civil Nik Imhof, diretor regional do Crea-SC, o setor possui representatividade na Câmara dos Deputados e as propostas podem contribuir para toda a sociedade. Ele também valoriza o profissionalismo dos engenheiros e agrônomos catarinenses, que são “recordistas” de propostas.

“O nosso Crea de Santa Catarina é muito bem representado. Nós temos profissionais de alta competência. De 15 propostas aprovadas em nível nacional na edição anterior do CEP, nove eram de Santa Catarina”, celebra o diretor regional.

Nik Imhof (esq.), diretor regional do Crea-SC, e o presidente Kita Xavier (dir.). Foto: Thiago Facchini/O Município

Assista agora mesmo!

Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60: