Conheça as ideias de negócio contempladas na 3ª edição do Programa Nascer em Brusque

Iniciativa foi realizada no último mês

Conheça as ideias de negócio contempladas na 3ª edição do Programa Nascer em Brusque

Iniciativa foi realizada no último mês

A terceira edição do Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras foi concluída em Brusque. A apresentação dos pitches finais foi dia 23 de março.

A iniciativa foi mediada por meio do Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Sebrae-SC e em colaboração com o Centro de Inovação de Brusque e Região, o 408lab.

A iniciativa tem o objetivo de transformar ideias de negócio em realidade. Para isso acontecer, o programa propõe o desenvolvimento de ideias inovadoras com potencial para se transformarem em startups. Por isso as propostas precisaram se caracterizar como ideias verdadeiramente inovadoras, que signifiquem novos produtos, bens e/ou serviços, ou processos inovadores de base tecnológica, com potencial para exploração no mercado.

Nesta última edição, o programa reuniu cerca de 13 equipes no momento da abertura. Quem seguiu no Programa, percorreu por uma jornada de formação, totalmente gratuita, com mentorias e facilitações, conteúdos guiados pela TXM Methods, por meio de aulas exclusivas e uma ferramenta completa, guiada por uma plataforma interativa.

Conforme a 408lab, as equipes iniciaram o Programa com um potencial e terminaram a jornada, que durou aproximadamente 6 meses, com um negócio inovador desenvolvido, com propriedades mercadológicas de escalabilidade.

Além de todo o conhecimento conquistado por participar do Programa Nascer, as equipes reconhecidas receberam troféus personalizados e brindes da Plataforma TXM Methods, mais acesso a benefícios como desconto em orientação e assessoria contábil, e network para dar continuidade no desenvolvimento das ideias e participar de projetos de incubação. Além disso, participaram de diversos eventos focados em assuntos relacionados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação.

O primeiro lugar foi contemplado com subsídio econômico de R$ 20 mil, como forma de incentivo à premiação oferecida pelos apoiadores Fapesc, Governo de Santa Catarina e Sebrae-SC.

Regularização de imóveis

Divulgação

O primeiro lugar foi alcançado pela equipe Simetre – Engenharia e Assessoria. Ao falar da ideia, a equipe cita que os estudos para a revisão do Plano Diretor de Brusque (instrumento que permite um planejamento urbano da cidade) revelam que a cidade tem cerca de 33.876 mil pessoas que vivem em áreas consideradas irregulares.

Por outro lado, a equipe detalha que as imobiliárias têm a função de auxiliar na busca por um imóvel compatível com as necessidades de seus clientes até o fechamento do contrato. Devido ao grande número de imóveis irregulares, os corretores precisam do auxílio de um engenheiro civil para orientar sobre o passo a passo da regularização.

Assim, a equipe conta que a empresa Simetre realiza os serviços de engenharia, em especial a regularização de imóveis e tem como diferencial um atendimento simplificado, com etapas padronizadas em sua execução, a fim de agilizar o processo e reduzir custos.

“Não se trata apenas de cumprir exigências burocráticas definidas pela legislação, ao contratar um profissional devidamente habilitado para regularizar o seu imóvel, você estará aumentando o valor da propriedade, possibilitando o acesso ao crédito bancário, evitando multas e consequentemente contribuindo com a criação de uma cidade planejada e mais agradável ao convívio”, completa.

Marketplace para empresas

Já o segundo lugar foi pontuado pela equipe “Bazo”, que é um marketplace exclusivo para negócios entre empresas. A iniciativa cria um ambiente on-line onde os empreendimentos podem divulgar produtos e marcas, que ficarão disponíveis para que outras empresas possam buscar, avaliar e comprar os produtos que necessitam para os seus negócios.

“Nosso propósito é atuar como um facilitador, promovendo conectividade, agilidade e segurança nos processos de compra e venda entre empresas” , reforça a equipe.

Célula automatizada

O terceiro lugar foi celebrado pela equipe com a “Experiência TECH Pizza”. O participante Gabriel Murilo Machado, junto de seus parceiros, inscreveu uma célula automatizada para confecção de pizza.

“A ideia surgiu da experiência vivida por um dos integrantes da equipe, o qual trabalhou nos mais diversos setores de uma pizzaria da região, tendo identificado o quão demorado e dependente é o processo de confecção de pizzas”, conta ele.

Gabriel detalha que, quando o atendente faz o pedido na mesa, ele é processado pelo computador e então fica no aguardo para produção.

“Esse tempo, e a entrega da pizza pronta, leva-se um tempo considerado, sem contar a dependência da capacidade produtiva humana, que muitas vezes por diversos fatores é prejudicada. Dentro disso surgiu a ideia da célula automatizada para confecção de pizza, a TECH Pizza, que é uma célula com maquinário apto a produzir pizzas automaticamente sem o contato humano, desde a solicitação do pedido, até a entrega da pizza finalizada”, continua.

“O programa Nascer é de grande valia quando se fala em estruturação da empresa, tendo uma plataforma completa passando pelas mais diversas atividades, como análise SWOT, IKIGAI, dicas para validação da solução, validação do problema, pitch, plano de negócios e muito mais. O programa é completo, sendo assessorado por mentores individuais por equipe, suporte dos agentes da TXM, e todos os outros envolvidos. Fico grato por ter participado desse programa, essas iniciativas são muito importantes para poder errar, alterar e estruturar o negócio antes mesmo de investir algum valor e quebrar a cara lá na frente. E fico muito feliz por ter alcançado o terceiro lugar e quem sabe dar continuidade e tirar a ideia do papel”, completa.

Para saber mais detalhes sobre o projeto, basta seguir o perfil @408lab nas redes sociais e participar também da próxima edição do Programa Nascer, bem como, de várias outras oportunidades de empreendedorismo e inovação.


– Assista agora:
Goreti Dutra: conheça a professora que utiliza o Instagram como ferramenta de ensino para os alunos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo