Prover as demandas básicas da população, quando o assunto é educação, não tem sido uma tarefa fácil para os candidatos. Apesar de ter um orçamento de 25% do total da receita líquida do município, a pasta ainda não consegue atender a todos adequadamente.
Exemplo disso é o fato de haver uma demanda reprimida por vagas em creche de aproximadamente mil crianças, segundo os dados mais atualizados da Secretaria de Educação.
Nesta edição, são apresentadas as propostas dos sete candidatos à Prefeitura de Brusque para tentar contornar esse problema e outros mais.
Jones Bosio (DEM)
Aplicar de forma gradativa tempo integral nos colégios municipais;
Transporte coletivo gratuito universitário;
Transporte escolar municipal gratuito;
Bolsa de estudo dentro das áreas de maior necessidade do município;
Curso de medicina em parceria com Unifebe e hospitais;
Zerar número de crianças fora da creche;
Plantão nos meses de dezembro e janeiro nas creches;
Revitalizar os colégios de acordo com a necessidade;
Ampliar o programa de formação continuada, para os profissionais de educação em parceria com instituição de ensino superior;
Manter o programa de distribuição gratuita anual para todos os alunos da rede municipal de ensino;
Ampliar o projeto Escola.com;
Priorizar a qualidade dos alimentos.
Odirlei Dell’Agnolo, o Bah (SD)
Utilizar tecnologias que usem a inteligência artificial para resolver questões burocráticas, logísticas e que promovam a diminuição de custos operacionais tanto para o serviço público, quanto para o cidadão dentro da esfera do projeto cidade digital e cidadão digital;
Acessibilidade ao sistema de gestão de dados da educação municipal;
Lutar pela escola em tempo integral;
Implantação de equipe multidisciplinar;
Capacitação e reciclagem dos servidores da área, buscando uma qualificação tão ampla quanto seja possível;
Garantir a cobertura de vagas em creche bem como do déficit existente;
Criação de escolas técnicas, em parceria público-privada, voltadas à economia local;
Valorização do Procon por meio de projetos de participação e cidadania, instituindo programas voltados à formação na área de educação para o consumo em todas as faixas etárias.
Bóca Cunha (PP)
Implantação da escola em período integral;
Antecipar as metas do Plano Nacional de Educação, para fazer Brusque sair na frente. Garantir que 100% das crianças até três anos tenham uma vaga em creche e que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 1º ano do ensino fundamental;
Incentivar e cobrar para que as escolas tenham a média do Ideb de no mínimo 6,8 até 2020 (hoje a média é de 5,7);
Ocupar o tempo livre dos alunos com atividades extraclasse, como clube de xadrez, escoteiros, clube de astronomia, de teatro, música, literatura, pintura, artesanato e esportes;
Fomentar as Olimpíadas Municipais do conhecimento, de matemática, de ciências e criar a gincana municipal;
Promover as lideranças jovens, criando os grêmios estudantis em todas as escolas;
Envolver as comunidades por meio de mutirões, arrecadações e conselhos;
Garantir uma merenda escolar balanceada, dando preferência aos produtores locais e, sempre que possível, plantar uma horta na própria escola;
Promover a educação para a cidadania;
Equipar as escolas com o que há de melhor em termos de tecnologia, introduzindo aulas de robótica e programação;
Incluir o segundo idioma desde o 1º ano do ensino fundamental.
Chico Cordeiro (PSOL)
Universalização do acesso ao Ensino Fundamental por meio de escolas com caráter público, gratuito, laico e socialmente referenciado;
Fortalecimento do processo de democracia nas escolas municipais com a garantia da eleição direta dos diretores e da construção do projeto político pedagógico feito pela comunidade;
Incentivar a criação dos grêmios estudantis em todas as escolas da rede pública do município de Brusque, conforme garante a lei;
Criar o conselho escolar, formado por alunos, professores e direção da escola, com eleição dos membros de forma direta, pela comunidade;
Universalização do acesso às creches municipais, em vista de suprir a demanda reprimida de vagas, por meio da ampliação dos convênios e a construção de novas creches públicas;
Inserir as Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta de auxílio do processo de ensino aprendizagem;
Criar o Plano Intersetorial de Educação e Cidadania com alguns eixos principais de atuação tais como a educação em tempo integral e a participação das famílias no processo de ensino aprendizagem;
Criar o programa de formação continuada para o corpo docente, com subsídio municipal em especializações, mestrados e doutorados;
Garantir que todas as escolas tenham bibliotecas devidamente equipadas, acessíveis e com bibliotecários concursados;
Promover atividades educativas de conscientização da violência contra a mulher no sentido de promovermos uma cultura de paz, superando a cultura do estupro.
Gustavo Halfpap (PT)
Criação de mais vagas em creches;
Construção de creche no bairro Zantão;
Construção de creche no bairro Bateas;
Finalizar a construção da creche do programa Pró-Infância no bairro Rio Branco;
Implantar a creche do programa Pró-Infância no bairro Santa Luzia;
Construção de Centro Municipal de Ciências e Astronomia (Centro II);
Construção de duas novas escolas de ensino fundamental (Loteamento Sesquicentenário e Dom Joaquim);
Construção de novo prédio para a Escola Pe. Luiz Gonzaga Steiner, na Lagoa Dourada, criando ali, vagas em creche;
Revitalização da Escola João Hassmann, no bairro Guarani;
Ampliação, reforma e modernização de escolas;
Fortalecer a escola de formação integral;
Estimular a criação, pelo governo do estado, de ensino médio no bairro Limeira;
Fortalecer os conselhos escolares;
Retomar o processo de eleição direta para diretores de escolas de ensino fundamental e médio;
Ampliar o programa de formação continuada de professores, priorizando a parceria com instituições de ensino superior de Brusque;
Ampliar qualificação dos profissionais de educação no uso de novas tecnologias, especialmente por meio do Núcleo de Tecnologias Municipais.
Promover e incentivar o ensino de novas tecnologias para crianças, jovens, adultos e idosos, por meio do Centro Municipal de Inclusão Digital;
Incentivar a criação de hortas escolares e consumo de alimentação orgânica;
Fortalecer os programas de saúde na escola e saúde emocional, como Amigos do Zippy e Amigos do Maçã;
Fortalecer os Joguinhos Escolares;
Dr. Jonas (PSB)
Qualificar os jovens para o mercado de trabalho, com bons professores, boas escolas e merenda de qualidade;
Colocar todas as crianças nas creches e escolas;
Melhoria na estrutura física das escolas e modernização nos equipamentos das escolas e creches do município;
Aperfeiçoamento permanente dos professores;
Fornecer transporte para universitários, totalmente gratuito.
Jadir Pedrini (PROS)
Melhorar e ampliar as salas de aula itinerantes para escolas que necessitarem de ampliação de forma emergencial;
Ampliar e adequar as escolas e creches municipais;
Aumentar e melhorar a frota dos veículos utilizados no transporte escolar;
Garantir merenda escolar de qualidade e quantidade com supervisão nutricional e fiscalização pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar;
Oferecer kits escolares com maior variedade e qualidade de materiais;
Oferecer uniformes escolares para alunos, professores e servidores;
Garantir melhoria do ambiente escolar, com salas de aula adequadamente estruturadas e espaço de recreação ao ar livre;
Implantar a educação em tempo integral;
Implantar nas escolas aulas de inglês, espanhol, alemão e italiano;
Dar ênfase para a educação ambiental nos programas pedagógicos curriculares e implementar programas voltados à cidadania, tais como ética, educação contra corrupção e educação para o trânsito;
Valorização dos servidores com formação continuada;
Eleições diretas para diretores de escola;
Cumprimento e garantia integral da hora-atividade para todos os professores da rede municipal pública de ensino;
Criar a Escola de Música Municipal, bem como manter e ampliar as oficinas de música;
Criar a Orquestra de Câmara Municipal;
Criar a Banda Marcial Municipal;
Reformas e manutenções nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas de Ensino Fundamental;
Conclusão de muro e construção de novas salas de aula com passarela e rampa acessível na EEF Augusta Dutra;
Ampliação do CEI Augusta Knorring;
Construção de rampa de acesso coberta no CEI Emília Floriani I e CEI Sofia Dubiella;
CEI Farias Festa – projeto de Reforma da nova creche do bairro São Luiz;
CEI Centro – projeto novo;
CEI Sofia Dubiela – projeto de reforma;
CEI Planalto – projeto novo;
Construção de salas de aulas nas EEFs Nova Brasília, Ângelo Dognini e Ponta Russa;
E.E.F Padre Theodoro Becker – projeto de ampliação;
E.E.F. Luiz Gonzaga Steiner – projeto de reforma e ampliação;
Reforma do telhado do CMEI Laura Cattani Leite;
EEF Nova Brasília – projeto de ampliação;
EEF Nova Brasília – regularização de preventivo contra incêndio;
EEF Ponta Russa (multifuncional) – projeto de ampliação;
EEF João Hassmann – cobertura, projeto novo e reforma geral;
Construção e ampliação de quadras poliesportivas nas escolas:
EEF Alberto Pretti – Limeira, em execução;
EEF Alexandre Merico – projeto novo;
EEF Angelo Dognini – Planalto, projeto novo;
EEF Ayres Gevaerd – Volta Grande, em execução;
EEF Cedro Alto – projeto novo;
EEF Rio Branco – projeto novo;
EEF. Dr Carlos Moritz – Zantão, projeto novo;
EEF. Nova Brasília – projeto Novo;
Pró-Infância Santa Luzia – projeto novo.
Município Analisa
Projeto escola.com . O candidato Jones Bosio, mesmo após ter revisado o seu plano de governo, ainda manteve, no mais atualizado, uma proposta relacionada a projeto inexistente. Consta, no documento, “ampliar o projeto Escola.com”. Projeto este inexistente no município de Brusque. .
Banda marcial .
O candidato Jadir Pedrini tem como proposta “criar” a Banda Marcial Municipal. Projeto que, por já existir, não necessita “ser criado”. Em março deste ano, um grupo de 11 escolas do município se uniram, por intermédio da prefeitura, para tocar o projeto, divididos por polos. .
Transporte gratuito .
Os candidatos Dr. Jonas e Jones Bosio têm como propostas fornecer o transporte gratuito para universitários, mas não especificam se concederão essa gratuidade à única classe de estudantes que ainda não a tem: os que estudam em outras cidades e estão matriculados em cursos existentes em Brusque. Hoje, esse transporte já é gratuito para os estudantes das universidades de Brusque, e também para os que estudam fora em cursos que não existem aqui. .
Vagas em creche . Os candidatos Bóca Cunha, Dr. Jonas e Jones Bosio falam em zerar a demanda por vagas em creche. Em matéria publicada neste ano, a Secretaria de Educação informou que a fila de espera era de, aproximadamente, 1 mil crianças. Para se ter uma ideia, uma creche de grande porte – como é o caso da inaugurada neste ano no prédio do antigo Senac, no Jardim Maluche -, atende 250 alunos. Ou seja, seriam necessários quatro prédios iguais a esse para superar a demanda. Isso, é claro, considerando que o número não aumentará. A vantagem é que o próximo prefeito pegará obras com recursos federais em andamento, que devem ser inauguradas em 2017: os Proinfâncias do Santa Luzia e do Rio Branco. Cada um deve garantir mais 250 vagas. Por outro lado, em tom mais realista, os candidatos Gustavo Halfpap e Jadir Pedrini já indicam em seus planos de governo quais serão as obras que pretendem realizar para reduzir o déficit. .
Transparência .
Todos os candidatos falam em criar novas vagas em creches, o que é obrigatório, mas somente o candidato Bah faz vaga referência à transparência desta fila de espera. Não é de hoje que a prefeitura é cobrada por manter uma lista pública de fila de espera, mas entra prefeito e sai prefeito e o projeto não sai do lugar, mesmo havendo lei municipal obrigando sua implementação. Essa falta de transparência serve para aumentar ainda mais as críticas da sociedade, que não está convencida de que é justo o critério utilizado para matricular ou não a criança cujos pais solicitaram a vaga. .
Período integral .
Os candidatos Bah, Boca Cunha, Chico Cordeiro e Jadir Pedrini apresentam como proposta a implantação da escola em tempo integral, sem indicar como isso seria viabilizado. Jones Bosio, por sua vez, fala em implantá-lo de forma gradativa. É seguro afirmar que o orçamento da Educação já está todo comprometido com as atividades básicas, portanto, cabe a pergunta: como arcar com os novos custos de ampliação de salas, manutenção, contratação de professores e funcionários? Os candidatos sequer têm uma conta básica de quanto isso custaria. .
Eleição direta nas escolas . Apenas os candidatos Chico Cordeiro, Gustavo Halfpap e Jadir Pedrini garantem a eleição direta para diretores de escolas. Ou seja, a própria comunidade escolar define quem comandará os trabalhos em cada unidade. Hoje a indicação é da Secretaria de Educação, tornando o processo menos transparente. .
Ensino médio no Limeira . Gustavo Halfpap propõe estimular a criação do ensino médio em escola municipal do bairro Limeira, pelo governo do estado. No entanto, dificilmente a ideia sairá do papel. Paulo Eccel, enquanto prefeito, tentou conversas com o governo estadual algumas vezes, mas nunca obteve resposta. Por outro lado, o governador não parece inclinado a aumentar seus custos com educação, ampliando as vagas em mais uma escola. .
Curso de Medicina . Jones Bosio fala em apoiar a criação de curso de Medicina em parceria com a Unifebe e hospitais. A medida não passa pelo prefeito, mas o apoio à iniciativa é bem-vindo. Inclusive, a Unifebe, o Hospital Azambuja e o Hospital Israelita Brasileiro Albert Einstein, de São Paulo, anunciaram, em agosto, parceria para a implantação de Programa de Residência Médica na cidade. O projeto é visto como primeiro passo para que, lá na frente, Brusque tenha um curso de Medicina.