Conheça trabalho de escultor de Brusque que cria brasões para famílias da região
Trabalho do artista Karl Theichmann já foi comprado por família de Guarulhos (SP)
Trabalho do artista Karl Theichmann já foi comprado por família de Guarulhos (SP)
No quintal de casa, repleto de latas de tinta e pinceis, o escultor Karl Theichmann faz brasões para as famílias de Brusque e região. Ao jornal O Município, o artista conta o processo de fabricação dos brasões e sobre a exposição de alguns no Museu do Imigrante Alemão, localizado na Casa Scharf, em Guabiruba.
Karl anuncia seu trabalho no Instagram e no Facebook. Por lá, as pessoas têm acesso aos brasões que ele já fez, e também a esculturas e reparações de obras danificadas. Ele conta que seu trabalho já chegou até Guarulhos (SP).
“É uma tradição que as pessoas têm. Elas colocam na área de festas e os convidados podem ver um legado da família. É um local onde as pessoas se reúnem. Você leva o seu nome para o conhecimento das pessoas”, diz.
Ao receber uma encomenda, a primeira coisa que Karl verifica é se o cliente enviou a imagem do brasão da família. Caso o escultor não receba, ele a busca em registros históricos e até mesmo na internet.
“Depende da linhagem. Há pessoas que têm o mesmo sobrenome, mas de regiões diferentes, e cada lugar tem o seu brasão específico. Por exemplo, a família Fischer possui vários segmentos”, explica.
O primeiro brasão que Karl fez foi há cinco anos. Ele utilizou bloco celular e massa durepoxi. Depois, ele desenvolveu o processo e começou a trabalhar com outros materiais. Atualmente, ele faz os itens manualmente com MDF e durepoxi.
“É um trabalho extremamente artesanal, nada é feito com maquinário. A única coisa que uso é a serra tico tico para fazer o recorte dos brasões”.
Localizado na Casa Scharf, em Guabiruba, o Museu do Imigrante Alemão está com cerca de 20 brasões feitos por Karl. Eles foram doados por famílias de imigrantes. Karl teve a ideia de fazer um salão dos brasões das famílias colonizadoras alemãs do município e a apresentou à prefeitura.
“Conversei com o prefeito e apresentei a ideia. Ele gostou e surgiu o que tem lá. Ainda estamos trabalhando para ampliar o número de brasões dos imigrantes que, praticamente, fundaram Guabiruba. Pelo que eu sei é o primeiro salão de brasões de Santa Catarina”.
É possível encomendar um brasão feito por Karl pelo Facebook (@brasoes.theichmann), Instagram (@sobrasoestheichmann) e WhatsApp (47) 99171-9687.
Fim de show nacional lotou Amarelo Vinte e funcionária teve que ser levada ao hospital: