Controladoria-Geral do município realiza capacitação para servidores do Samae

A Ammvi ministrou palestra sobre compras e licitações

Controladoria-Geral do município realiza capacitação para servidores do Samae

A Ammvi ministrou palestra sobre compras e licitações

A Controladoria-Geral do Município realizou uma capacitação para os servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A atividade foi promovida no mês de fevereiro e teve como objetivo orientar, do ponto de vista de controle, sobre as ações da autarquia, principalmente em relação a adoção dos procedimentos legais, sobre os vários aspectos da despesa pública.

Foram vários encontros onde foram abordados o Estatuto do Servidor, direitos, deveres e proibições, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Além disso, foram tratados temas como fiscalização de contratos e liquidação de despesas. A Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) ministrou palestra sobre compras e licitações.

“A capacitação é importantíssima para que as pessoas possam ter conhecimento e habilidades que levam as boas práticas de gestão, controles e procedimentos, cumprindo com as normas legais vigentes, evitando erros e retrabalhos, e assim otimizar o serviço realizado e entregue a comunidade”, explica Daniel Felício, diretor da Controladoria-Geral do município.

Ele ressalta que o trabalho de cada servidor auxilia para o bom funcionamento da controladoria. “Por exemplo: a fiscalização dos contratos é essencial para a liquidação da despesa, hoje toda secretaria tem um responsável pela fiscalização de contratos. Precisamos ficar atentos se o produto entregue, o serviço realizado, tem a qualidade e atende a todos os requisitos especificados no contrato. Se tudo estiver correto garantiremos que o dinheiro está sendo utilizado de forma correta”.

O objetivo é levar a capacitação para os demais órgãos da administração, fundações, secretarias e autarquias do município.

Ouvidoria

O Samae está em fase de implantação de uma ouvidoria própria. A Controladoria-Geral do município já realizou a capacitação dos servidores e no momento está sendo feito a sistematização do programa. A previsão é que a Ouvidoria comece a funcionar em pouco mais de um mês.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio