X
X

Buscar

Copa Sul de Downhill agita Botuverá

Competição deve envolver cerca de 100 pilotos em 13 categorias

O município de Botuverá recebe neste fim de semana a 2ª Copa Sul de downhill. A competição será realizada neste sábado e domingo, 8 e 9 de novembro, na pista localizada às margens da rodovia Pedro Merísio, no bairro Pedras Grandes. São 13 categorias em disputa, com atletas de elite ao ‘Downhill (DH) Futuro’, de 5 a 7 anos. A expectativa de Adilson Zabel, o Macaco, um dos organizadores do evento, é de que cerca de 100 pilotos participem da competição. Os que terminarem entre o 1º e 10º lugar receberão troféus. No local haverá serviço de bar e cozinha, área de camping e estacionamento.
A pista
O início da pista onde fica a largada dos pilotos se localiza no ponto mais alto da montanha. Segundo Macaco, a pista possui 1.7 mil metros de extensão com vários obstáculos tais como rampas (pulos), pedras, raízes, valas, paredões e três pontes. “Uma delas bem na chegada que serve de atração ao público que vibra com os voos que ali acontecem”, destaca.

A chegada fica na parte mais baixa da montanha, onde é feita a cronometragem dos pilotos. “É um esporte bem individual, no qual larga um piloto a cada minuto, sendo assim, a pista é liberada somente pra ele”, comenta Macaco.

De acordo com o organizador, Santa Catarina é um dos melhores cenários do downhill brasileiro. “Nossa região é muito forte em relação a bicicleta. Brusque e o Vale do Itajaí, como um todo. Temos vários pilotos com qualidade, só falta atenção e apoio a esses atletas”, diz.