Coronavírus: Federação de lojistas solicita ações para recuperação do comércio
Ofício foi encaminhado ao governador do estado, Carlos Moisés, nesta quarta-feira
Ofício foi encaminhado ao governador do estado, Carlos Moisés, nesta quarta-feira
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) encaminhou na quarta-feira, 18, um ofício ao governador Carlos Moisés da Silva, para solicitar auxílio na recuperação do comércio, devido às medidas drásticas adotadas para conter a pandemia do Covid-19 (coronavírus).
“Diante dos dias que o comércio ficará inerte, em nome de nossas 210 CDLS que representam mais de 44 mil associados, gostaríamos de pedir o apoio de Vossa Excelência no sentido de adotar ações,para minorar as perdas e auxiliar na recuperação do comércio catarinense”, disse o presidente da FCDL/SC Ivan Roberto Tauffer no ofício.
A entidade solicita a postergação e parcelamento do recolhimento de ICMS e SIMPLES (parcela Estadual), cujo vencimentos se operam em março e abril, para que sejam diluídos pelos próximos 06 meses; assim como a disponibilização de linha de crédito a juro zero para recuperação da saúde financeira das empresas.
Por parte do governo federal, foi publicada na Edição Extra do Diário Oficial da União de ontem, 18 de março, a Resolução do Comitê Gestor Simples Nacional nº 152/2020, que prorroga o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional relativo aos períodos de março, abril e maio de 2020.
A data de vencimento dos tributos federais apurados no âmbito do Simples Nacional ficam prorrogadas da seguinte forma:
I – o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;
II – o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020; e
III- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.
O Simples Nacional do período de apuração de fevereiro de 2020, com vencimento em 20 de março deve ser quitado até amanhã.
O gestor executivo da CDL Brusque, Claudemir Marcolla, destaca que o momento é delicado para todos, mas reforça que a FCDL/SC está em busca de ações para auxiliar seus associados.
“O governo federal fez a sua parte com o simples nacional. A federação está solicitando que o Estado também tome providências, para que reduza os efeitos dessa situação no comércio, que será um dos principais impactados, uma vez que a indústria continua trabalhando”, diz.