Coronavírus: Polícia Civil terá restrições em atendimentos nas delegacias
Orientação é para uso da Delegacia Virtual
Orientação é para uso da Delegacia Virtual
Nesta segunda-feira, 16, a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina editou uma resolução com medidas e orientações sobre o atendimento nas delegacias de polícia em razão da prevenção do coronavírus. O documento foi assinado pelo presidente do Colegiado de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado-Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.
As orientações destacam o uso da Delegacia Virtual, que facilita para a população a confecção do relato sem o deslocamento até o órgão policial.
Não entram na nova regra os crimes de homicídio, latrocínios e remoção de cadáver; violência doméstica e contra crianças e adolescentes; estupro, sequestro e cárcere privado; casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, que determina imediata ação policial; roubos de veículos e cargas; e autos de prisão em flagrante. Esses casos necessitam do comparecimento de quem faz a denúncia.
De acordo com o delegado regional Fernando de Faveri, os registros dos outros crimes na Delegacia Virtual, que não aparecem no sistema virtual, poderão ser efetuados com o uso de uma das tipificações preexistentes, preferencialmente ameaça ou furto, que serão corrigidas em seguida pelo operador da polícia.
Por exemplo, caso a pessoa tenha sofrido um estelionato, basta acessar o site e narrar o crime, com o uso do ícone do furto ou ameaça, que em seguida o policial civil fará a correção. Em breve o sistema estará adaptado aos demais crimes da legislação, sendo a presente medida em caráter emergencial.
De Fáveri destaca que não ocorre a suspensão do atendimento, que permanece normal aos cidadãos que desejarem registrar presencialmente, mas sim a divulgação de uma nova alternativa à população.
A intenção é evitar o comparecimento nas unidades policiais, na tentativa de frear a propagação do vírus, o Covid-19, em ambientes com grande circulação de pessoas, com a possibilidade do registro virtual.
Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por telefone no 3355 0123 (Delegacia de Polícia) ou 3351-1740 (Delegacia Regional).
Em relação aos serviços do Detran, o atendimento também permanece normal, porém é reforçada a atual possibilidade de obtenção do CRLV (Licenciamento) na modalidade digital.
Além dos demais serviços oferecidos (renovação de CNH, 2ª via, PID) pelo Detran Digital, para assim evitar igualmente o deslocamento até o órgão.