Covid-19: agendamento para segunda dose da vacina em Brusque não é mais necessário

Basta a pessoa ir ao posto de vacinação da Unifebe no dia indicado para receber a dose complementar

Covid-19: agendamento para segunda dose da vacina em Brusque não é mais necessário

Basta a pessoa ir ao posto de vacinação da Unifebe no dia indicado para receber a dose complementar

Com a vacinação contra Covid-19 chegando a novas faixas etárias, surgem algumas dúvidas sobre o procedimento correto para receber a vacina.

Todos que têm direito a receber a primeira dose precisam fazer o agendamento no site da prefeitura, de acordo com a faixa etária contemplada no momento. Este agendamento é que determinará o dia e a hora em que a pessoa deve comparecer ao posto de vacinação.

Entretanto, para a segunda dose da vacina, tanto Coronavac quanto AstraZeneca, não é mais necessário fazer o agendamento. Quando recebe a primeira dose, a pessoa é informada sobre o dia que deve tomar a segunda dose.

No dia em questão, basta ir direto na sala de vacinação da Unifebe, das 8h às 11h e das 13h às 16h, com um documento com foto e a carteira de vacinação.

“No começo precisava agendar também a segunda dose, mas como começamos a perceber que algumas pessoas se consideravam imunizadas só com a primeira dose, então facilitamos o acesso à segunda dose”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer.

Ela lembra da importância de tomar a segunda dose da vacina no período correto. Para a CoronaVac, o intervalo entre as duas doses é de 14 a 28 dias. Já a segunda dose da vacina da AstraZeneca deve ser aplicada em até 12 semanas após a primeira.

“Só é considerado vacinado após receber as duas doses”, afirma.

Ariane observa que as vacinas estão chegando aos poucos ao município e, por isso, é necessário o agendamento da primeira dose, já que a quantidade é limitada para cada faixa etária.

Ela cita o exemplo dos idosos acima de 75 anos. Para aplicar a primeira dose nesta faixa etária, Brusque recebeu 1,4 mil doses, porém, o município conta com 2,9 mil idosos que têm direito a receber a vacina. “Não vamos deixar a vacina parada, esperando chegar às 2,9 mil doses. Por isso, abrimos o agendamento para ir vacinando. Quem não conseguiu agora, terá novas datas assim que chegar mais doses”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo