Covid-19: médicos questionam ausência de novos casos no boletim de Brusque; prefeitura se manifesta
Prefeitura alega que há demora para processamento dos dados no sistema
Prefeitura alega que há demora para processamento dos dados no sistema
Brusque não registrou novos casos de Covid-19 no boletim desta terça-feira, 16, e o fato foi estranhado por médicos do próprio Centro de Triagem e também de laboratórios particulares.
Informações obtidas pelo jornal O Município dão conta de que o Centro de Triagem notificou pelo menos 30 casos confirmados da doença somente na terça-feira de manhã. Além disso, outros 20 foram notificados por uma instituição particular da cidade. Ou seja, pelo menos 50 novos casos foram confirmados em Brusque.
Em grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp intitulado “MÉDICOS CT”, a informação foi recebida com surpresa. “Mentirosa mentirosa”, diz um dos membros. “Só eu atendi vários confirmados”, continua. “Tudo com teste feito hj (sic)”, finaliza.
Outro membro do grupo responde a mensagem e diz que também atendeu diversos pacientes positivados na terça-feira.
Entre as mensagens ainda foi compartilhada uma imagem com informações sobre a quantidade de testes na terça de manhã. De acordo com a anotação, 30 testaram positivo e 61 negativo.
Logo em seguida a pessoa que compartilhou a foto diz “Ou seja, 30 só dos que fizeram pela manhã no CT, fora os que chegaram com teste de fora”.
Questionada sobre a omissão de casos no boletim, a Prefeitura de Brusque informou por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social que estes números serão divulgados no boletim epidemiológico desta quarta-feira, 17.
A situação é considerada “excepcional”, visto que o Centro de Triagem teria registrado um número de atendimentos acima da média nesta terça-feira “e a prioridade naquele momento foi o acolhimento e o atendimento da população”, diz a nota enviada ao O Município.
A Secretaria de Saúde ainda diz que o repasse de casos positivos de exames da Covid-19, de laboratórios públicos, privados ou testados no Centro de Triagem “podem ser ou não contabilizados no mesmo dia do diagnóstico”.
Uma médica, que preferiu não se identificar, não considera a justificativa plausível. “Ontem fizemos todas as notificações pelo eSUS e não tivemos atraso no sistema. Tudo funcionou normalmente”, afirma.
O texto do boletim afirmava que “nas últimas 24 horas não foram registrados novos casos da doença”. A médica considera isso errado. “Dizer que não houve casos confirmados é meio complicado. Deveriam informar que o registro oficial ainda não deu baixa para saber quantos houve no dia”.
“Em resposta ao jornal O Município, a secretaria de saúde de Brusque informa que desde o início da pandemia, o repasse dos casos positivos de exames da COVID-19, sejam de laboratórios públicos, privados ou testados no Centro de Triagem para sintomáticos respiratórios (CT) podem ser ou não contabilizados no mesmo dia do diagnóstico.
Na última terça-feira (16) o CT registrou um número acima da média de atendimentos e a prioridade naquele momento foi o acolhimento e o atendimento da população que procurou esta unidade.
Em virtude desse fato excepcional, os casos confirmados nesta data, serão lançados no boletim de 17 de fevereiro, visando sempre manter a transparência das informações repassadas a sociedade, medida esta que a prefeitura de Brusque vem mantendo desde o início da pandemia do coronavírus.”
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: