Covid-19: saiba como a exigência do esquema vacinal completo em eventos se aplica em Brusque
Santa Catarina adotou protocolo Evento Seguro
Santa Catarina adotou protocolo Evento Seguro
Brusque não instituiu o passaporte da vacina, mas o estado cobra o esquema vacinal completo como pré-requisito para entrada de eventos com mais de 500 pessoas. De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a liberação do evento com pista de dança ou realização de eventos de grande porte precisam do protocolo do Evento Seguro.
Trata-se do decreto da Portaria SES 1063, artigo 8º. Neste sentido, os eventos devem seguir as regras do protocolo. Ou seja, somente será possível liberar a entrada de pessoas com pelo menos 14 dias de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) das vacinas contra a Covid-19.
Ou das que apresentarem laudo de exame RT-qPCR realizado nas 72 horas antes da entrada no evento ou pesquisa de antígeno de SARS-Cov-2 por swab, realizado 48 horas antes, com resultado negativo, não reagente ou não detectado. “É uma legislação que vem do estado ao município. É muito mais prático apresentar a carteira de vacina”, conta.
Além dos cuidados em eventos, como uso de máscaras, a disponibilização do álcool em gel e número de pessoas, no plano de contingência dos eventos deve-se prever uma equipe para verificar a carteira de vacina ou exames.
“Para isso, o produtor do evento precisa ir em pelo menos 15 dias com antecedência até a Vigilância Sanitária e solicitar o alvará de eventos. Nele deve apresentar o plano de contingência. Nós damos toda a assessoria e orientamos sobre os regramentos sanitários”, conta.
Ariane ressalta que a vacinação contra a Covid-19 impactou no número de atestados dados. Segundo ela, em agosto e setembro teve um número expressivo, já em outubro caiu para menos da metade. “Independente de ter eventos ou não, vamos falar de saúde. A vacina mostra nos números, diminuiu o número de pacientes na UTI e enfermaria”, aponta.
“Não quer dizer que a vacina seja a resolução de todos os problemas, mas é o que mais tem se mostrado eficaz. É lógico que alimentação, vitaminas e regramento nutricional implicam na saúde do cidadão”, completa.
O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a Carteira de Vacinação digital e o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Conforme o histórico pessoal, pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.
Atualmente, o Conecte SUS apresenta os dados da vacinação apenas contra a Covid-19. Porém, segundo o Ministério da Saúde, dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente à plataforma.
O Conecte SUS permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos. O “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do coronavírus.
O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código. Ele consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da Janssen. O Certificado pode ser emitido em português, inglês ou espanhol. E também pode ser emitido em uma versão PDF em formato que possibilita a impressão, por exemplo, em uma folha no tamanho A4.
O documento, que também pode ser baixado pelo site do Conecte SUS, é uma opção para comprovar a conclusão do esquema vacinal em viagens internacionais e, em breve, terá uso em território nacional.
Já a Carteira de Vacinação Digital permite a visualização de todos os imunizantes aplicados no cidadão registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). No momento, apenas os dados referentes à vacinação contra a Covid-19 estão liberados. Mas, o preenchimento ocorre de forma gradativa, o que significa dizer que, no futuro, todas as vacinas aplicadas para as demais doenças vão estar registradas na carteirinha virtual.
Os dois documentos podem ser acessados tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Também é possível baixá-los no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses.
Para utilizar o aplicativo, a pessoa pode baixar o aplicativo gratuitamente no smartphone. Também, pode acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android.
Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail ou diretamente no aplicativo. O login de acesso é o mesmo para acesso aos aplicativos, Serviços do SUS; Enem, Sisu, Fies, Prouni; Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital; Portal Meu INSS; Serviços da Receita Federal; Juntas Comerciais; Portal eSocial e Documentos Militares.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: