X
X

Buscar

Curso de Pedagogia da Unifebe recebe conceito máximo do MEC

Curso obteve nota 5 na Avaliação Externa Virtual In Loco, realizada este ano

O curso de Pedagogia da Unifebe recebeu conceito máximo do Ministério da Educação – MEC. A nota 5, em uma escala de 1 a 5, é resultado da Avaliação Externa Virtual in loco, vinculada ao processo de Renovação do Reconhecimento do curso.

O processo avaliativo foi realizado entre os dias 17 a 19 de junho, pela Comissão Avaliadora ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC), composta por dois professores com formação na área do curso.

“Estávamos aguardando ansiosamente a divulgação do resultado da Avaliação Externa do curso de Pedagogia. O resultado demorou mais do que de costume para ser divulgado, pois a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP estava analisando o resultado de alguns indicadores, por solicitação da Unifebe. Ficamos muito felizes com a nota, pois ela reflete a trajetória do curso e corrobora com os indicadores da Autoavaliação Institucional, realizada semestralmente pelos acadêmicos”, ressalta o assessor de Desenvolvimento Institucional, Robson Zunino.

Processo avaliativo

Durante o processo avaliativo, a Comissão analisou a Organização Didático Pedagógica do curso, o Corpo Docente e a Infraestrutura ofertada.

De maneira virtual síncrona, os avaliadores também verificaram documentos, como o Projeto Pedagógico do Curso, e entrevistaram os professores, acadêmicos, coordenação, os colaboradores técnico-administrativos e os representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Por fim, os avaliadores do MEC visitaram virtualmente a infraestrutura da instituição.

O conceito máximo obtido, acrescenta a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, destaca o comprometimento da instituição com a formação de professores para a Educação Básica.

“Entendemos as licenciaturas como fundamentais, elas são a base para a educação das nossas crianças e jovens e, por isso, prezamos por formar professores atentos à realidade educacional, que entendam a missão e o compromisso com o futuro da nossa sociedade. Nesse sentido, buscamos incentivar o ingresso de acadêmicos nos cursos de Licenciatura, ofertando bolsas de estudo institucional”, destaca.

A proposta pedagógica do curso, a estrutura institucional, o corpo docente e a dedicação dos acadêmicos foram os pontos que corroboraram para o resultado, avalia a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann.

“A nota máxima é constituída de muitos elementos, e a proposta pedagógica do curso foi um dos diferenciais, apresentando-se inovadora, alinhada às Diretrizes Nacionais e ao contexto da nossa comunidade e região. O corpo docente, com certeza, foi um elemento-chave para esse conceito máximo. Altamente qualificado, composto por mestres e doutores, com práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas e metodologias ativas, os nossos professores articulam teoria e prática, tendo um comprometimento para além de “dar aula”, para a transformação social. Enfim, o resultado foi o reconhecimento do nosso trabalho, conduzido com maestria, seriedade e, sobretudo, com um ingrediente especial: o amor. Esse sentimento move os nossos professores e acadêmicos, impulsionando-nos a fazer da Pedagogia um curso que inspira e promove uma educação transformadora, comprometida com a cidadania, a inclusão e o desenvolvimento humano integral”, conclui a coordenadora.

Leia também:

1. Conheça idosa que realizou sonho de aprender tocar bateria em Brusque
2. Veja como ficou nova sede da DIC de Brusque
3. Corpo de Bombeiros de Brusque realiza troca de comando; conheça novo comandante
4. Saiba quais os principais pontos do código de ética dos agentes públicos de Brusque
5. PL entra em consenso e Jean Dalmolin deve ser eleito presidente da Câmara de Brusque


Assista agora mesmo!

Ex-presidentes relembram bailes da Sociedade Guabirubense nos anos 70, 80 e 90: