Curta-metragem de Brusque gravado durante a pandemia participa de festivais nacionais de cinema

Obra mostra a amizade de duas vizinhas de prédio durante isolamento social

Curta-metragem de Brusque gravado durante a pandemia participa de festivais nacionais de cinema

Obra mostra a amizade de duas vizinhas de prédio durante isolamento social

Gravado na casa do diretor Ricardo Weschenfelder, em Brusque, o curta-metragem de ficção “Até Onde a Vista Alcança” se passa durante o período de pandemia. A obra da produtora Café Preto Filmes será exibida em dois festivais nacionais de cinema, o Festival Sol Maior, no Rio de Janeiro, e o Fecsta, do Espírito Santo.

“A história do filme se passa durante a pandemia. São duas vizinhas de prédio, que no isolamento social, iniciam uma amizade. O curta fala sobre empatia e esperança nesse momento difícil e triste do Brasil. Gravamos na minha casa, com equipe reduzida e seguindo todos os protocolos”, explica Ricardo.

O projeto foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. No elenco, estão Talita Garcia e Sandra Baron, artistas da cidade.

“Nós já havíamos trabalhado juntos nas peças Ao Som dos Teares e Fanny, A Rainha da Cidade, do Trama Grupo de Teatro. Em ambas o Ricardo cuidou dos elementos audiovisuais que integravam a dramaturgia e eram exibidos no palco. Também tivemos contato na gravação de Carmen, um curta-metragem do Coletivo Hiato produzido em 2016”, conta Talita.

Sandra Baron e Talita Garcia são as atrizes de “Até Onde a Vista Alcança” | Foto: Divulgação

Sandra conta que a pandemia mexeu muito com sua vida e que o filme acabou misturando as sensações dela e do personagem.

“Sempre fui de me entregar às emoções tanto na vida quanto no trabalho de atriz. Então vivenciar nas filmagens tão intenso foi bem profundo. Ao mesmo tempo, tudo que fazíamos era regado à álcool em gel, máscara e distanciamento entre a própria equipe. Então a vivencia do status pandêmico era experienciada tanto na pele das personagens em isolamento, quanto na pele de toda equipe do set”.

Importância dos festivais

O curta será exibido no Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta), do Espírito Santo, com exibição nesta quinta-feira, 26, pelo YouTube, às 9h. A obra está na mostra “A Escola Vai ao Cinema”, com outras cinco produções cinematográficas.

De 1º a 5 de setembro, ocorre o Festival de Cinema Sol Maior, de Niterói (RJ). “Até Onde a Vista Alcança” faz parte da Mostra Acústica, com a trilha sonora assinada pelo pianista brusquense João Minatti, com desenho e mixagem de som de Davi Carturani.

“O filme teve quatro sessões online em março deste ano e agora estamos fazendo o circuito de Festivais de Cinema, que é importante para o formato de curta-metragem. É muito importante participar de festivais de cinema para ampliar o público, exibir o filme em outras cidades do país, ter contato com a crítica e público especializado. Mas, principalmente, divulgar o cinema de Brusque, que está em um bom momento ampliando as fronteiras”, destaca o diretor.

Assista o teaser


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo