CVV inaugura posto de atendimento em Brusque
Nove voluntários se revezarão durante todos os dias das 19h às 23h
Foi inaugurada nesta quinta-feira, 15, a unidade de Brusque do Centro de Valorização da Vida (CVV). A Organização Não-Governamental (ONG) atua na prevenção ao suicídio, com prestação de serviço voluntário e gratuito de apoio emocional oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores, dificuldades e alegrias.
O CVV conta com aproximadamente 90 postos e mais de 2.250 voluntários que se revezam em plantões de quatro horas e meia por semana para o atendimento 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados, atendendo um milhão de pessoas por ano.
Em Brusque, nove voluntários atuarão na unidade, a princípio, entre as 19h e 23h.
A coordenadora do posto de Brusque, Leci Martins, destaca que a entidade visa contribuir de forma positiva no atendimento emocional das pessoas. “Não atuamos só com a questão do suicídio, mas qualquer tipo de problema, qualquer assunto que a pessoa esteja disposta a partilhar. Garantimos o sigilo total. Só ouvimos e acolhemos as pessoas”, destaca.
A coordenadora do curso de capacitação dos voluntários, Maria de Fátima Petermann, afirma que em abril um novo curso será realizado no município. Ele é gratuito e quem participar não precisa necessariamente ser um voluntário. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para cvvbrusque@gmail.com.
O representante da coordenação nacional de expansão, João Régis da Silva, lembra que o número de suicídios tem aumentado muito no país e o CVV atua como um facilitador de desabafo. “É um pronto-socorro emocional, sem julgamentos, sem críticas, mas com muito respeito e aceitação a dor do outro”.
O posto de atendimento de Brusque está localizado na avenida Cônsul Carlos Renaux, 48, sala 1, em cima da Farmácia Lindoia.