De carro, casal de Brusque percorre 10 mil km até a Terra do Fogo, na Argentina
Viagem teve como destino Ushuaia, em uma das províncias mais ao sul do continente americano
Viagem teve como destino Ushuaia, em uma das províncias mais ao sul do continente americano
O amor pelas quatro rodas e de dois jovens brusquenses resultou em uma viagem de de mais de 10 mil quilômetros até a cidade de Ushuaia, na província da Terra do Fogo, Argentina. Este foi o destino de Matheus Vechini, 22, e Márcia Elisa Dada, 22. Programado desde o início do ano, o projeto era tido como um sonho por Vechini. A saída ocorreu no dia 22 de dezembro.
Inspirados por amigos que haviam feito o trajeto, o sócio do Brusque Jeep Clube e a namorada decidiram encarar 13 dias de estrada em direção à localidade descrita como “o fim do mundo”. Para chegar lá, percorreram trechos do Brasil, Argentina e do Chile. Durante o percurso, eles aproveitaram para conhecer outros pontos turísticos, como o Zoológico de Luján, em Buenos Aires, onde passaram o Natal.
Até a viagem, haviam feito incursões locais para períodos de acampamentos. Para Vechini, a realização de percorrer o trajeto em um 4×4 ficará na memória. “Tão longe assim foi a primeira vez. Ir até o fim do mundo foi uma experiência maravilhosa, vimos paisagens de tirar o fôlego, nos divertimos e aprendemos muito durante a viagem. Vivemos momentos que jamais esperávamos passar.”
Na bagagem, além das roupas para suportar as temperaturas próximas a zero e o novo ambiente, os jovens se equiparam com uma mini geladeira, barraca de teto, além de utensílios e mantimentos.
O objetivo era ter autonomia para preparar a comida à beira da estrada. Com a estrada sem iluminação e longos trechos de retas sem postos de gasolina, era comum eles levarem combustível de reserva. Não raro, lembra, nos estabelecimentos locais o produto estava em falta.
Neve e leões marinhos
A instabilidade do clima também exigiu atenção do casal. Mudanças rápidas das condições climáticas e ventos com rajadas de até 76 quilômetros por hora foram comuns durante o percurso. Pela localização de Ushuaia, os períodos de exposição solar são bastante diferentes das encontradas pelo casal no Brasil. “Anoitecia sempre perto das 23h e amanhecia às 4h45min, ficávamos totalmente perdidos”
Já em Ushuaia, eles encararam uma subida de mil metros acima do nível do mar para apreciar a vista do Glaciar Martial – geleria artificial. Períodos de neve coroaram a jornada. Durante um passeio de catamarã, uma embarcação típica do local, pelo Canal de Beagle, e também puderam avistar leões marinhos e o Farol do Fim do Mundo, tido como um dos principais cartões postais da província.
Após a experiência, eles já planejam uma nova aventura semelhante para logo. O roteiro ainda está sendo montado, mas o destino mais provável para o casal é a Bolívia. “Se você tem vontade de fazer uma expedição dessas, entra no carro e vai, não deixa para amanhã o que você pode fazer hoje, a vida é uma só”, resume.
Sobre Ushuaia
Capital da Terra do Fogo, Ushuaia é uma cidade conhecida por suas belezas naturais, história, como no Parque Nacional da Terra do Fogo e por se intitular a cidade mais ao sul do planeta. Na região, as temperaturas ficam entre zero e 10 graus durante praticamente todo o ano. Para os amantes de esportes no gelo, a cidade possui estações de esqui em funcionamento entre os fins de junho e setembro.
Do Glaciar Martial é possível ver, não só a cidade, como o Canal Beagle e parte da Cordilheira dos Andes. A fauna também é um atrativo de visitantes. Por lá é possível encontrar de pinguins a leões e lobos marinhos.
Confira galeria de fotos da viagem: