João Vítor Roberge

joao@omunicipio.com.br

De forma incrível, o Brusque transformou um ano de dúvidas em recuperação e festa

Para conquistar o acesso à Série B e a vaga na final da Série C, o quadricolor venceu quatro jogos seguidos, com viradas em três deles

João Vítor Roberge

joao@omunicipio.com.br

De forma incrível, o Brusque transformou um ano de dúvidas em recuperação e festa

Para conquistar o acesso à Série B e a vaga na final da Série C, o quadricolor venceu quatro jogos seguidos, com viradas em três deles

João Vítor Roberge

Quando o 2022 do Brusque acabou com aquele clima péssimo, sem patrocinador master, rebaixado com o pior ataque da Série B na era dos pontos corridos, há 10 jogos sem vencer e com receitas despencando, não havia nenhuma evidência que apontasse para cenários otimistas: em 2023, o clube brigaria arduamente pela sua própria sobrevivência e pela sua permanência na Série C. Era a projeção lúcida a se fazer. Nesta coluna, se falava em muito pé no chão, com expectativas baixas e tolerantes. O que viesse, seria lucro.

Só que o Brusque venceu a Recopa Catarinense, foi finalista do estadual pela terceira vez em quatro anos e, na Série C, fez muito mais do que lutar por permanência.

Após um início de tropeços, partiu para uma linda arrancada na primeira fase e garantiu vaga entre os oito melhores com antecedência. Depois, foi impecável. Quatro vitórias em quatro jogos, com três viradas. Venceu um adversário que não perdia em casa há 19 jogos, desde novembro. Conquistou o acesso à Série B com duas rodadas de antecedência, um ano após a queda, e garantiu vaga à final do campeonato. A segunda final nacional do Brusque em cinco temporadas.

Histórico. Heroico. Monumental. Colossal. Faltam adjetivos para o que o Brusque fez em 2023. Não só pelas condições em que havia começado o ano, mas também nas condições em que se encontra hoje, com salários atrasados. De maneira improvável, um ano de muitas dúvidas foi transformado em um ano de recuperação, conquistas e festa.

Há um elenco e uma comissão técnica que merecem ser lembrados para sempre. Sem falar da diretoria, que não é nenhuma novidade, marcando presença em pouco mais de um terço da história do clube.

Voltaremos a falar de mais esta grande conquista do Brusque Futebol Clube, de volta à Série B do Campeonato Brasileiro.

Goleiros

O goleiro Matheus Nogueira é um dos grandes personagens do clube em 2023, com intervenções milagrosas ao longo do ano. No primeiro tempo do jogo do acesso, o Operário-PR poderia ter aberto grande vantagem no placar, mas o goleiraço quadricolor fez quatro defesas importantíssimas.

Recentemente, o goleiro falou emocionado ao canal oficial do Brusque, a TV Bruscão, sobre a lesão que o tirou de três partidas e sua recuperação. Desta vez, após o jogo de acesso, ao vivo, fez linda homenagem a Ruan Carneiro, cheia de elogios, e pedindo valorização e reconhecimento a seu colega e amigo por parte da torcida e da diretoria. Afinal, Ruan Carneiro tem momentos importantíssimos na história do clube: no primeiro acesso à Série B, em 2020, e no título catarinense de 2022. Foi uma cena muito bonita, que é demonstração do que é o grupo do Brusque hoje.

Era fake

Neste fim de semana, circulou nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp um print hilário da live da coletiva de Luizinho Lopes após a vitória sobre o Operário-PR, neste sábado, 23. Durante a entrevista, surge um comentário enviado por um torcedor do Brusque que, supostamente, estava trancado em um banheiro do estádio Germano Krüger.

O registro foi feito e a imagem rodou pelos grupos de torcedores e nas redes. A equipe de O Município foi conferir a história com o personagem na manhã desta segunda-feira, 25, e ele admitiu que não esteve preso em banheiro algum. Nem mesmo estava no estádio, era apenas uma brincadeira. Uma pena. Teria sido uma história sensacional, mas rendeu boas risadas mesmo assim.


Assista agora mesmo!

Décadas atrás, só o dialeto bergamasco era falado em Botuverá: “Nem sabíamos o que era o português”:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo