Decreto prevê nove medidas para controle da situação financeira de Brusque; veja lista

Medidas valem até 31 de dezembro de 2023

Decreto prevê nove medidas para controle da situação financeira de Brusque; veja lista

Medidas valem até 31 de dezembro de 2023

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) o decreto que prevê medidas para controle da situação financeira de Brusque. O decreto faz parte do pacote fiscal anunciado pela prefeitura nesta segunda-feira, 2. Os servidores públicos municipais são os maiores afetados.

“Por conta do cenário de baixa arrecadação que as prefeituras vivem, anunciaremos um pacote de ajuste fiscal voltado para a Prefeitura de Brusque”, escreveu o prefeito interino André Vechi (DC) nas redes sociais antes da publicação do decreto.

Os problemas relacionados à arrecadação já eram alertados pela prefeitura no começo de maio. Naquela ocasião, os investimentos estavam sendo reavaliados e o momento era de cautela com os recursos públicos.

“Com a queda na arrecadação, pedimos o entendimento à população de que não podemos gastar mais do que arrecadamos”, disse o então secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, na época.

Ainda no pacote fiscal que inclui o decreto, a prefeitura comunicou corte de 10% no salário do prefeito, de secretários e de diretores-presidentes. O decreto prevê a suspensão de gratificações, suspensão de novos afastamentos e proibição da realização de horas-extra.

Além disso, a prefeitura também vai propor duas leis à Câmara de Vereadores de Brusque. Uma é a Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal (LRFM), que visa obrigar o gestor público a adotar práticas e diretrizes financeiras responsáveis e sustentáveis.

Já a segunda é o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal (Funref), que reserva parte do superávit municipal para uma espécie de poupança para ser utilizada em emergências fiscais e durante desastres climáticos.

O monitoramento do cumprimento das medidas é de responsabilidade da Controladoria-Geral do Município, com auxílio da Secretaria de Orçamento, Finanças e Patrimônio. O decreto vale até o dia 31 de dezembro de 2023.

Confira medidas do decreto

1. Suspensão de gratificações a servidores;

2. Suspensão de novas nomeações de servidores, a não em casos de necessidade excepcional de interesse público;

3. Suspensão de novos afastamentos ou cessão de servidores;

4. Suspensão de diárias ou adiamento de diárias, com exceção quando autorizadas pela Secretaria de Orçamento ou gabinete do prefeito;

5. Suspensão da participação de servidores em cursos, treinamentos ou seminários de forma presencial;

6. Contenção do consumo de energia elétrica em toda à administração;

7. Controle da aquisição e consumo de materiais de expediente e limpeza;

8. Controle do uso de linhas de telefone fixas e móveis;

9. Proibição da realização de horas-extra, exceto em casos de urgência com justificativa do secretário da pasta.


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