X
X

Buscar

Defesa Civil e Secretaria de Obras se preparam para o período de verão em Brusque

Estação tem previsão de chuvas e alagamentos são comuns na região

Com a previsão de um verão chuvoso, a Defesa Civil de Brusque e a Secretaria de Obras estão atuando em parceria na prevenção aos alagamentos que atingem a cidade. As atividades tiveram início em meados de novembro.

As galerias do município estão passando por vistorias para identificar onde há necessidade de manutenção e de limpeza. Para aumentar o escoamento da água, os principais córregos da cidade também estão sendo limpos, e a tubulação está sendo trocada em pontos onde houve rompimento ou obstrução.

De acordo com o diretor do órgão, Carlos Alexandre Reis, é importante fazer o trabalho preventivo: “Não dá para esperar acontecer”, pontua. Em Brusque, não é incomum que áreas da cidade fiquem alagadas e, no último mês de janeiro, as chuvas fortes e ventanias causaram diversos prejuízos.

Veja também:
Dívida da saúde: governo do estado irá pagar R$ 2,2 milhões aos municípios da região de Brusque

Combustível apresenta queda de preço em postos de Brusque

Empresa brusquense está entre as melhores para se trabalhar em Santa Catarina

A Secretaria de Obras atua em regime de plantão no final de ano e contará com 66 funcionários durante o período. O diretor da pasta, Nik Imhof, explica que o trabalho é feito com conjunto com a Defesa Civil com o objetivo de evitar os alagamentos.

“Tem muitos locais onde chega muito material na tubulação, o que acaba assoreando os córregos e causando o fechamento das saídas dos tubos. Por isso temos que fazer essa limpeza, para garantir o funcionamento.”

A drenagem, de acordo com Imhof, é uma questão importante. Ele pontua que a prefeitura tem conhecimento dos pontos que necessitam de uma nova drenagem e que ainda possuem deficiências, e que a manutenção é uma forma de tentar evitar que ocorram alagamentos.

Verão chuvoso
A previsão, segundo Reis, é de que este verão não fuja à regra: “Como todo final de ano, as informações que temos é que deve ser chuvoso, com uma quantidade de chuva acima da média normal do ano”.

Veja também:
Defesa Civil e Secretaria de Obras se preparam para o período de verão em Brusque

Téo Abreu: “Estamos às vésperas de retomar dupla Téo e Edu”

Concessionárias de Brusque comemoram desempenho das vendas de carros novos

As atividades de limpeza e manutenção devem seguir até o final do mês de dezembro. A Defesa Civil está também fazendo manutenção nas estações de monitoramento do rio e nos pluviômetros.

Imhof ressalta a limpeza das bocas de lobo e a retirada de detritos das valas e ribeirões do município, além da retirada de barreiras – também em parceria com a Defesa Civil -, quando começam as enxurradas. “Fazemos a retirada das barreiras que podem deslizar e causar risco à população, atingindo casas e ruas, por exemplo. Em período de muita chuva, os deslizamentos são corriqueiros.”