Defesa Civil registra três ocorrências provenientes das chuvas

No domingo, moradores dos bairros Limeira, Poço Fundo e Cristalina solicitaram atendimento

Defesa Civil registra três ocorrências provenientes das chuvas

No domingo, moradores dos bairros Limeira, Poço Fundo e Cristalina solicitaram atendimento

A chuva que atingiu Brusque nos últimos dias colocou a Defesa Civil em alerta. Durante o domingo, 17, dia que registrou a maior intensidade, o órgão recebeu três solicitações da comunidade. A mais grave delas – um desabamento – ocorreu na rua LI-011, bairro Limeira, por volta do meio-dia.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Valberto Dell’antônia, os moradores da região solicitaram a presença da equipe devido ao desabamento de uma garagem que havia sido construída sobre um aterro. A queda, no entanto, não ofereceu riscos à residência e aos demais moradores do bairro.
A segunda solicitação registrada no domingo ocorreu rua Júlio de Modesti, bairro Poço Fundo. Por volta das 17h, a equipe da Defesa Civil se deslocou à região para avaliar um muro que causava apreensão nos moradores. Dell’antônia explica que a construção apresentava rachaduras mas não oferecia perigo à residência.

“A equipe colocou uma lona no muro para conter os vazamentos. Depois disso, orientou os proprietários. Um novo muro precisa ser construído porque do contrário a situação ficará igual. O ideal é que o atual seja derrubado para a construção do novo”, explica.

A última ocorrência, na rua DJ042 – conhecida com rua da Cristalina -, no bairro Cristalina, também mobilizou a Defesa Civil no domingo à tarde por volta da 19h. A equipe se deslocou à região depois de um chamado referente à queda de uma árvore na via. Os funcionários tiveram de serrar o tronco para liberar o fluxo de veículos. Assim como nas demais solicitações, a ocorrência não ofereceu riscos à população.

Ainda no domingo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil do estado emitiram alerta aos órgãos municipais em razão aos deslizamentos. Porém, ontem pela manhã, o alerta foi retirado. Mesmo assim Dell’antônia ressalta que o órgão segue em alerta para possíveis problemas.
Tempo para os próximos dias

Hoje, chuvas esporádicas ainda devem atingir Brusque e região, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins. Amanhã, no entanto, o tempo deverá abrir novamente, com o retorno do sol. Sexta-feira e sábado, a tendência é a mesma. Apenas na virada de domingo para segunda-feira, em decorrência da passagem de uma frente fria, as chuvas devem retornar ao município.

Martins prevê ainda que as chuvas não serão tão intensas quanto as registradas nos últimos dias. Ainda segundo o meteorologista, não há previsão de frio para os próximos dez dias. A temperatura mínima deverá ficar entre 15 e 18 graus e a máxima entre 22 e 24 graus.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio