Dejetos no rio causam mau cheiro nos bairros São Luiz e Steffen
Moradores acreditam que despejos irregulares são feitos à noite; Fundema não sabe precisar origem
Moradores acreditam que despejos irregulares são feitos à noite; Fundema não sabe precisar origem
Desde o último domingo, 9, moradores dos bairros São Luiz e Steffen estão incomodados com o mau cheiro no rio Itajaí-Mirim. Próximo à rua Otto Heckert, no São Luiz, há um aparente despejo irregular de dejetos que causa um forte odor, atrai insetos e perturba quem reside no local. A fiscalização municipal já passou por lá, mas ainda não há como identificar a origem do despejo.
Adriano Kohler mora no limite dos bairros São Luiz e Steffen, próximo de onde corre o rio. “Moro aqui há 20 anos, nunca aconteceu nada parecido”, conta. “Por conta do cheiro, está cheio de bichos. O que tem de coisa nojenta, ‘tá ali.”
Segundo o morador, o cheiro começou no domingo, quando também foram percebidos os dejetos. Na segunda-feira, ele fez contato com a Vigilância Sanitária e com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).
Veja também:
Amigos do Ronaldinho Gaúcho vencem jogo beneficente com lotação máxima na Arena Brusque
Quatro mananciais estão em nível baixo e produção de água do Samae de Brusque está no limite
Brusque despenca 128 posições em índice de eficiência dos municípios
Desde então, ele conta que, todas as noites, ouve um barulho “que parece um bicho descendo pro rio”. A suposição de Adriano é que seja o despejo irregular, vindo do estacionamento nos fundos do posto de gasolina que fica do outro lado das margens do rio.
“Morei nessa rua a vida inteira, e nunca aconteceu isso. Na minha casa tem fossa, pode ser que nas outras não, mas nunca teve esse acúmulo. Então, algo de errado deve estar acontecendo”, diz o morador.
Veja o vídeo gravado por morador do São Luiz:
Ele gravou um vídeo que mostra o leito do rio próximo à rua Otto Heckert, no bairro São Luiz, atrás do posto Azza. De acordo com o morador, são cerca de dez metros quadrados de dejetos que estão expostos desde o último domingo. “Não tem como suportar mais isso”, diz o morador no vídeo.
Veja também:
Empresa que construirá shopping em Brusque anuncia data para início dos trabalhos
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Prefeitura de Blumenau promove jantar de Natal a moradores de rua
Adriano atenta para o perigo dos dejetos, que atraem animais que podem disseminar doenças. Além disso, diz que, com o mau cheiro, “é insuportável ficar dentro de casa”.
O diretor da Fundema, Cristiano Olinger, afirma que o órgão recebeu a denúncia e realizou a fiscalização no local. “Estamos verificando o ocorrido, por enquanto não temos como precisar, nem nós nem os moradores. Aparentemente, é descarte irregular de um limpa-fossa, talvez, ou despejos de ônibus”, explica.
Quanto à limpeza do local, Olinger diz que a Fundema não tem como resolver: “Só se tivéssemos alguma forma de entrar no rio e fazer a retirada”.