Dengue: saiba como denunciar possíveis focos em Brusque
População pode encaminhar denúncias à prefeitura
Para combater a disseminação da dengue em Brusque, a Prefeitura de Brusque afirma trabalhar de maneira intersetorial para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica de Brusque já eliminou mais de 400 focos espalhados por 25 regiões do município.
O órgão conta com diversas frentes de trabalho, desde pulverizações, visitas domiciliares, levantamentos e, claro, a conscientização. Desde a publicação do decreto de emergência, os agentes de saúde passaram a poder realizar fiscalizações mais incisivas em casos de denúncias, contando com a ajuda da Polícia Militar.
“Os cuidados, porém, podem começar dentro da casa de cada um. Manter o terreno sempre limpo, livre de água parada, em vasos, pneus, tampas e sucatas, além da inspeção regular nestes locais, faz parte da rotina de cuidados que a população deve ter”, diz a prefeitura.
Saiba como denunciar
É através das denúncias que as equipes podem agir. A população pode contatar o número de WhatsApp: (47) 98813-0095. Terrenos e piscinas sem manutenção, suspeita de criadouros, locais públicos e privados tomados pelo mato devem ser denunciados.
Após o repasse de informações, os servidores encaminham a demanda para o setor responsável. Em locais privados sem ocupação, o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) realiza a notificação para o dono da propriedade. Em locais públicos, a prefeitura realiza a manutenção.
Atualmente, o número de denúncias faz com que a fiscalização demore mais do que o normal, devido ao grande aumento das demandas.
“Entendemos a gravidade da situação e estamos trabalhando o mais rápido possível para que essas demandas sejam sanadas”, comenta Carol Maçaneiro, diretora da Vigilância em Saúde.
Assista agora mesmo!
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: