Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Depoimento de Virginia Fonseca no Senado tem segunda maior audiência da história, mas perde para Luciano Hang

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Depoimento de Virginia Fonseca no Senado tem segunda maior audiência da história, mas perde para Luciano Hang

Raul Sartori

Audiência
O depoimento da deslumbrada influenciadora Virginia Fonseca na CPI das Bets do Senado, terça-feira, teve mais de um milhão de visualizações no canal da TV Senado no YouTube. Foi a transmissão com maior audiência neste ano. Mas não foi o quanto conseguiu o empresário brusquense Luciano Hang, durante oitiva da CPI da Pandemia, em 2021, no mesmo Senado: 1,57 milhão.

Imposição
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai analisar terça-feira, a sustação, por decreto do presidente Lula no ano passado, da demarcação de uma terra indígena em Palhoça. O senador Esperidião Amin (PP-SC), autor do pedido para a derrubada do decreto presidencial, chama a atenção para uma atitude típica de governos ditatoriais: a demarcação foi publicada sem consulta ao Estado, à cidade e à população local, em total afronta à legislação.

Elegância
A Assembleia Legislativa está para aprovar projeto de resolução da deputada Ana Campagnolo (PL), que altera o regimento interno da Casa: estabelece a obrigatoriedade do uso de traje passeio completo aos participantes das sessões realizadas no plenário. A medida abrange deputados, servidores para assessorar a Mesa Diretora e jornalistas credenciados.

Laicidade
É de se admirar que num Estado laico como vivemos, com essa separação garantida constitucionalmente, ainda prosperem iniciativas como a que propõe um projeto na Assembleia Legislativa que assegura o direito à leitura da Bíblia em espaços públicos das instituições de ensino no Estado, proibindo qualquer tipo de represália, sob pena de configurar discriminação.

Mata protegida
O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela uma boa notícia para SC: o desmatamento do bioma no Estado apresentou uma queda de 12% entre julho de 2023 a junho de 2024, em comparação com o ano anterior. A redução é ainda mais relevante tendo em vista que, no período de julho de 2022 a junho de 2023, o Estado já havia registrado uma diminuição de 86%.

Memória
O ex-senador, ex-ministro e ex-presidente do Uruguai José Mujica, o Pepe Mujica, que morreu terça-feira, teve passagem memorável por Florianópolis, 10 anos atrás, na UFSC, na abertura da 11ª Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas. Para um auditório lotado por 1.300 pessoas falou sobre o futuro, e também com mensagens sobre o que era, naquele momento, o tempo presente: “A vida é linda se dedicada a uma causa de progresso humano”.

Sessentona
A Universidade do Estado (Udesc) completa 60 anos, terça-feira, 20, com uma solenidade no Teatro Ademir Rosa, aberta ao público. Além de apresentações do Madrigal Udesc (grupo vocal de câmara) e da Big Band Udesc (conjunto de sopros), serão feitas homenagens a instituições parceiras que contribuíram com a universidade ao longo de suas seis décadas de história, com entrega da Medalha de Honra ao Mérito Institucional.

Ambientalismo-caviar 1
Mais um do ambientalismo-caviar contra SC: desde 1990 o Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não se manifesta sobre um projeto que recategoriza a reserva biológica do Arvoredo, constituída pelas ilhas de Galés, Arvoredo e Deserta, localizadas a leste da baía de Zimbros, em Bombinhas, e ao norte da Ilha de SC, em parque nacional. Hoje seu acesso só é permitido a pesquisadores.

Ambientalismo-caviar 2
Foi a inércia do ICMBio que levou o então deputado federal Rogério Peninha Mendonça a propor, em 2012, o projeto de lei 4.198, para transformar o conjunto de ilhas que compõem a reserva biológica marinha num parque nacional marinho, com visitação permitida, desde que atendidas regras do plano de manejo da unidade. O problema é que o projeto ficou encalhado.

Dom da confusão
O economista ligado ao PT e atual presidente do IBGE, Márcio Pochmann, tem um raro dom de arrumar confusão por onde passa. Isso já aconteceu quando presidiu o Ipea. Recentemente, conseguiu a proeza de gerar uma rebelião interna histórica no IBGE, com 134 servidores incluindo 125 gerentes, gerentes substitutos e coordenadores, além de dois ex-diretores, acusando autoritarismo e uma gestão insustentável. Sua última iniciativa foi a de produzir um mapa-múndi que coloca o mundo de ponta cabeça e o Brasil no centro.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo