Desacreditado com a classe política, eleitor está longe de ter seu voto definido
Novo eleitor
Quase sempre foi assim: nas proximidades das eleições um eleitor chegava para outro já dizendo em quem ia votar para deputado estadual, federal, senador, presidente e governador. Hoje o que se vê é algo muito diferente: aquele, que parece ser um novo eleitor diz, primeiro, abertamente, em quem (entre os candidatos já aí, postos) não vai votar de jeito nenhum. Sinal de seu descrédito com a classe política atual ou uma tendência de renovação? As urnas dirão.
Vice governadora
Entre as principais candidaturas no Estado está praticamente certa a presença de uma mulher, finalmente. É a da deputada federal Carmen Zanotto, do PPS, para vice-governadora na chapa encabeçada por Mauro Mariani (MDB). Carmen entra no processo pela sua destacada atuação no Congresso, como autora de projetos importantes, e na participação de comissões. Além disso tem uma reserva moral e ética de que poucos políticos podem demonstrar e provar.
Veja também:
Fundema investiga despejo de resíduos em alta temperatura no rio Itajaí-Mirim
Como outras cidades lidaram com o fim do fundo de apoio à Polícia Militar
Especial 158 anos: confira especial sobre a culinária de Brusque
Faltou dizer
Nota, aqui, sobre afirmações de Jair Bolsonaro no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, merece reparo. O capitão disse que “nenhum pai gostaria de chegar em casa e ver seu filho brincando de boneca por interferência da escola”. Este espaço omitiu, não intencionalmente, “por interferência da escola”, clara referência ao desqualificado “kit gay” que o governo queria distribuir nas escolas.
Presença feminina
A juíza Mirna Uliano Bertoldi, natural de Timbó, é a nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, nomeada pelo critério de merecimento. Com ela, o TRT-SC, composto por 18 desembargadores, volta a ficar completo e passa a ter oito mulheres no seu quadro.
Renda familiar
Um leitor fez a conta; passaria de R$ 200 mil mensais o que embolsaria a família Amin se Esperidião Amin fosse eleito governador; se Ângela Amin, sua esposa, lograsse êxito como postulante a uma vaga de deputada federal e se o “príncipe” João Amin conseguir sua reeleição para a Assembleia Legislativa. Sem contar que Esperidião Amin já ganha benefício como ex-governador. A família Amin na política pode aumentar ainda mais. Se diz que em 2020 uma das filhas de Esperidião e Ângela poderá concorrer ao Legislativo da Capital.
Atestado falso
O TCE-SC voltou à berlinda, esta semana, com a decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça de receber, por unanimidade, denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o seu conselheiro César Filomeno Fontes e o servidor Luiz Carlos Wisintainer, por crime de falsidade ideológica. Eles são acusados de emitir certidão falsa, atestando o cumprimento, pelo governo estadual, do percentual mínimo de 25% do orçamento do Estado em educação, conforme previsto na Constituição Federal. O objetivo foi garantir ao Estado o acesso a linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Barbaridade!
Lei mofada
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou quarta-feira uma lista com 14 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) de relatoria do ministro Celso de Mello. De SC os ministros julgaram inconstitucionais regras contidas na Lei Complementar 109/1994, que dispõe sobre a criação de comarcas e varas no Judiciário estadual. O caso é de explicação complexa, mas o que chama a atenção é o questionamento de uma lei de 24 anos atrás.
Veja também:
Ex-prefeito Ciro Roza é novamente multado pela Justiça: saiba os motivos
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
“Eu tratava ele como um filho”, diz mãe de Bianca Wachholz sobre assassino
Crueldade
A crueldade humana não tem limites. O MP-SC desmantelou ontem uma organização criminosa que fraudava a fila do SUS, onde casos comuns eram transformados em “emergência”, mediante pagamento ou outros interesses. Foram cumpridos nove mandados de prisão e 39 de busca e apreensão em 12 municípios do meio oeste e Balneário Camboriú.
Importação indesejada
Autoridades de Tubarão e população parecem decididos a entrar em uma briga com municípios vizinhos. É que na região, mais que em outras de SC, prefeituras “exportam” mendigos para as mais próximas e estas, não raro, os devolvem tempos depois. Tubarão tem sido o dormitório da maioria. O desafio é conseguir provas (documentos, filmes, fotos e outros comprovantes) de uns contra os outros.
Fofoca
Fissurado por câmeras e holofotes, o ex-nadador catarinense Fernando Scherer, o Xuxa, se contentou ontem em ser um coadjuvante na notícia, dada por Sheila Mello, sua mulher, ex-dançarina do infame É o Tchan, de que o casamento dos dois acabou. Estavam juntos desde 2009, quando se conheceram no reality A Fazenda, da TV Record.