X
X

Buscar

Desfile do presépio vivo encanta moradores de Guabiruba

Evento foi realizado com bastante público, mesmo com tempo chuvoso

A chegada do Natal em Guabiruba foi anunciada em grande estilo neste sábado, 23, com o Desfile do Presépio Vivo. O tradicional evento, que já é realizado há mais de 30 anos, reuniu os personagens bíblicos e Papais Noéis distribuindo 450kg de balas pelas ruas da cidade e a Sociedade do Pelznickel.

Nem mesmo o tempo chuvoso impediu que a frota de caminhões iluminados e decorados saísse da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Guabiruba Sul, rumo às ruas do município.

Rhael Kohler está à frente da coordenação do presépio desde 2007, quando ainda tinha 15 anos, e não estava preocupado com a chuva. “Desde que comecei a me envolver mais, esta é a segunda vez que teremos chuva. Mas se sairmos no horário, com a chuva não muito forte, acredito que o pessoal estará em casa nos esperando. A expectativa é de um público muito presente, como se não tivesse chuva”, previu Rhael, minutos antes do desfile.

E foi exatamente o que aconteceu. Os caminhões saíram no horário certo e o elenco foi recebido por dezenas de crianças e adultos em diversos pontos da cidade, que acenavam e desejavam feliz Natal. Carros buzinavam em sinal de apoio ao desfile.

Os intérpretes de José e Maria no presépio vivo são um casal, assim como na história bíblica original. O engenheiro de produção Joélcio Rodrigues e a costureira Elaine Schork Rodrigues são casados, e participam do desfile desde 2014. Em uma das ocasiões, Elaine estava grávida e, na edição seguinte, o menino Jesus foi representado pela filha do casal, Giovanna. Neste ano, Joélcio e Elaine também participaram do presépio realizado na Pelznickelplatz.

“É uma grande responsabilidade ser a Maria, me sinto responsável em levar a mensagem [de Natal] adiante. As pessoas levam a sério o presépio, é muito gratificante. Principalmente por causa das crianças, porque trazemos a elas um pouco do real significado do Natal”, conta Elaine.

“O Natal não é só ganhar presentes, é sobre o nascimento de Jesus. E representarmos os pais dele é algo incrível”, explica Joélcio.

Patrícia Leal Pitzer acompanha o desfile todo ano com sua família e tem orgulho da tradição que tem se tornado o evento ao longo das décadas. “A gente admira muito, porque eles dedicam o tempo deles desde muito antes do desfile para toda Guabiruba. As próximas gerações devem continuar esta tradição, porque é lindo”, declara a cabeleireira.

O coordenador Rhael Kohler explica as motivações do evento, que já é indispensável para a cidade. “Mais do que um fazer um desfile, nós queremos passar uma mensagem, a mensagem do nascimento do menino Jesus. O que motiva a gente é ver o sorriso das crianças e dos adultos, ver esta paz e este amor distribuídos. Hoje um Natal aqui na comunidade sem o desfile não é a mesma coisa”.

Cerca de 100 pessoas participaram da organização do evento, que é realizado pela igreja e pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida, de Guabiruba Sul, com apoio da Prefeitura de Guabiruba.