X
X

Buscar

Detentos de Brusque passarão reveillon em casa

As saídas dos três presos da Unidade Prisional Avançada (UPA) estão agendadas para até dia 31 de dezembro

Até o dia 31 de dezembro, três detentos da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque ganharão liberdade temporária de sete dias para passar o virada de ano com a família. Neste ano, Em Santa Catarina, entre os dias 18 e 31 de dezembro, mais de 1,4 mil apenados devem ser liberados para festejarem com os familiares.

A saída temporária é um direito previsto na Lei de Execução Penal, concedido através de autorização judicial a condenados do regime semiaberto que já cumpriram uma fração da pena e possuem bom comportamento. Ao total, 32% dos presos que estão aptos ao benefício foram agraciados com a saída.

Até a tarde de quarta-feira, 21, já haviam sido liberados 382 presos e mais 1,1 mil devem sair gradativamente até o dia 31. O beneficiado tem direito de ficar até sete dias fora da unidade prisional, com os familiares.

A Lei impõe restrições de horários e locais que podem ser frequentados pelo preso em saída temporária. Após o período, ele deve retornar à unidade prisional de origem. Aquele que não regressa é considerado evadido.

Evasões dos últimos três anos

2013: 1.527 presos liberados, 68 não retornaram;

2014: 1.529 presos liberados, 56 não retornaram;

2015: 1.976 presos liberados, 72 não retornaram.