Devido ao ciclone, Defesa Civil emite alerta de frio intenso nesta quinta-feira no Vale do Itajaí
Rajadas de vento podem chegar a 85km/h na região
Rajadas de vento podem chegar a 85km/h na região
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de frio intenso para a região do Vale do Itajaí nesta quinta-feira, 13. Ao longo do dia, o avanço de uma massa de ar frio provoca o declínio acentuado das temperaturas em Santa Catarina, conforme consta no aviso meteorológico divulgado pelo órgão no fim da noite desta quarta-feira, 12.
A diferença entre as temperaturas entre a manhã de quarta-feira, 12, e quinta-feira, 13, variam entre 8 a 11°C no Alto Vale do Itajaí e Planaltos, entre 6°C e 9°C nas áreas litorâneas, no Baixo e no Médio Vale do Itajaí, e 9 a 17°C no Grande Oeste.
Durante todo o dia, os ventos causados por um ciclone extratropical deixam a sensação térmica ainda mais baixa, provocando frio intenso no estado.
O boletim da previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina, publicado às 0h25, informou que nesta quinta-feira o ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e mar desloca umidade em direção a divisa de SC e RS, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada. Nas demais áreas, dia com sol entre nuvens e pequena chance de chuva. Ainda favorece ventos de oeste, com moderada intensidade no estado.
Rajadas de 50km/h a 70 km/h do Meio Oeste ao litoral, podendo chegar aos 85 km/h (pontualmente a valores mais altos) no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e localidades do Vale. O risco é de alto a muito alto para ocorrências relacionadas aos ventos.
Com a aproximação de uma massa de ar frio, de origem polar, as temperaturas caem. As máximas ocorrem pela manhã: 21°C no Litoral Norte, 10 a 14°C no Grande Oeste, Planalto Sul, 15 a 19°C nas demais regiões. As mínimas ocorrem à noite: perto de 0°C na. Serra, 10 a 14°C no litoral, Baixo/Médio Vale, 2 a 9°C nas demais áreas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas. Na Serra há pequena chance de chuva congelada e/ou neve bem isolada entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira, 14.
Por conta dos ventos fortes, as ondas passam a ter direção sul e o mar fica agitado a grosso em toda costa de SC.
Fé em Nossa Senhora protege capela de temporal no Guabiruba Sul: