Devido à pandemia, casos de perturbação do sossego em Brusque aumentam 56% em 2020
Foram atendidas 2.835 ocorrências de janeiro a dezembro
Foram atendidas 2.835 ocorrências de janeiro a dezembro
O número de ocorrências de perturbação do sossego atendidas pela Polícia Militar em Brusque no ano passado foi 56,19% maior do que o registrado em 2019. Foram 2.385 casos de janeiro a dezembro.
O aumento é semelhante ao de 2019, quando o número de ocorrências foi quase 55% maior do que o registrado em 2018.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, diz que ficou surpreso com o aumento expressivo. “Muitas dessas ocorrências aconteceram em função da pandemia”, avalia.
As regras sanitárias para evitar o contágio da Covid-19 fizeram com que a Polícia Militar fosse acionada em diversos casos de festas particulares e aglomerações.
Quando a população denunciava aglomerações de pessoas, o caso era enquadrado como perturbação do sossego ou trabalho alheio. A depender do caso, os policiais registravam um termo circunstanciado em desfavor do responsável.
Além dos casos de desrespeito às medidas sanitárias, a Polícia Militar também foi acionada para casos de som alto, que é a ocorrência mais comum quando se trata de perturbação do sossego.
Durante estes meses a realização de festas chamou a atenção da população, que até procurava o jornal para denunciar.
Ferreira Filho percebe que as denúncias foram mais intensas no início da pandemia. Nos fins de semana de março foram atendidas 85 ocorrências, resultando em 11 aparelhos de som apreendidos e 13 termos circunstanciados lavrados.
No fim de semana de Páscoa, em abril, a PM recebeu 59 denúncias de perturbação do sossego. No mês de julho a polícia atendeu 36 ocorrências de perturbação do sossego também em um único fim de semana. Foram lavrados três termos circunstanciados, incluindo por infringir determinação do poder público de distanciamento social para combate à Covid-19.
O quadro se manteve parecido até setembro. Depois disso, de acordo com o comandante, as denúncias ainda ocorreram mas não com tanta intensidade.
Casos de perturbação do sossego geralmente envolvem veículos com aparelhos de som alto, gritos e barulho alto em lugares variados, volume abusivo de som em festas residenciais, ruídos de construções e ou reformas em geral, principalmente em dias e horários inoportunos, animais que produzem barulhos excessivos, entre outros.