Dia D de vacinação contra a Poliomelite e Sarampo ocorre neste sábado

A campanha vai do dia 8 à 28 de novembro e é destinada a crianças de 0 a 5 anos

Dia D de vacinação contra a Poliomelite e Sarampo ocorre neste sábado

A campanha vai do dia 8 à 28 de novembro e é destinada a crianças de 0 a 5 anos

O próximo sábado, 8, é  o Dia D da mobilização nacional para a vacinação de crianças de 0 a 5 anos. Pais e mães poderão levar seus filhos nas Unidades Básicas de Saúde do município para se vacinarem contra a Poliomelite (Paralisia Infantil), Sarampo, Caxumba, Rubéola e atualizar as pendências nas carteirinhas de vacinação.

As UBS atenderão das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. Não há necessidade de agendamento para tomar as vacinas. Vale lembrar que a apresentação da carteirinha de vacinação é indispensável e somente crianças de no máximo cinco anos de idade serão atendidas. A campanha se estenderá até o dia 28 deste mês nas unidades de saúde, em horário de atendimento normal.

As Unidades São João e Rio Branco não farão as vacinações. Seus usuários devem procurar as Unidades Dom Joaquim e Guarani, respectivamente.

Doença

A Poliomelite foi erradicada no Brasil em 1990 e, em 1994, o país recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem da Organização Pan-Americana de Saúde. A Poliomelite geralmente não leva ao óbito, mas deixa graves sequelas no sistema nervoso provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

As campanhas de vacinação são essenciais para evitar e reintrodução da doença no Brasil e conter o avanço de vírus como o da Rubéola, Sarampo e Caxumba. A meta do Ministério da Saúde é atingir ao menos 95% do seu público-alvo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio