X
X

Buscar

Diretor-presidente do Samae diz que problema na captação de água foi completamente resolvido

Autarquia só espera a estabilização dos reservatórios para que tudo volte ao normal

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Dejair Machado, considera o problema no sistema de captação de água da Estação de Tratamento Central (ETA) resolvido.

De acordo com ele, nesta quinta-feira, 17, os reservatórios já devem estar estabilizados, reequilibrando toda a estrutura de tratamento, reservação e distribuição.

No fim da tarde de quarta-feira, o nível do reservatório estava em 16%, nível bem abaixo do considerado normal. Entretanto, com a redução do consumo durante a madrugada, a previsão da autarquia é chegar a 50%. “No fim da tarde estávamos produzindo 1065 m³ por hora e consumindo 995 m³ por hora. Durante a madrugada, com certeza o problema de falta d’água estará resolvido”.

Veja também:
Brusquense tem parto na rua em Balneário Camboriú

Motociclista de 23 anos morre em acidente no Rio Branco e motorista foge do local

Associações de apicultores alertam para venda de mel falso na região

Machado diz que nesta quinta-feira, a bomba reserva da captação será retirada para limpeza e manutenção. “Não haverá perda, pois, uma bomba é o suficiente para abastecer a ETA Central com água bruta, mas ainda pedimos para economizar”.

De acordo com ele, em uma situação normal, o nível do reservatório fica entre 70% e 80%, bem diferente dos níveis dos últimos meses. “Quando deu a pane, já estávamos com o reservatório baixo, por isso a importância de continuar economizando água”.

Machado diz que as áreas que necessitam de bombas elevatórias para o abastecimento de água foram mais afetadas, como o Loteamento Bruschal e pontos do Jardim Maluche, por exemplo.

Veja também:
Promessas na Segurança Pública: câmeras na entrada de Brusque não saem do papel

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bombeiros salvam bebê de 17 dias que se engasgou com leite

Nas áreas que dependem dos sistemas isolados, como a região do Dom Joaquim e Volta Grande, aumentaram sua capacidade de reservação com as chuvas dos últimos dias e, de acordo com Machado, a situação, momentaneamente está resolvida.

“Quero passar uma mensagem de tranquilidade. A situação foi resolvida num tempo menor que o que esperávamos”.