Diretora faz ensaio de fotos da gestação com alunos de creche de Brusque; veja as imagens
Ideia surgiu devido ao carinho constante que ela recebe dos pequenos estudantes
Ideia surgiu devido ao carinho constante que ela recebe dos pequenos estudantes
A diretora do Centro Educacional Infantil (CEI) dos Comerciários teve uma ideia diferente para fazer as fotos da gravidez do segundo filho. Anna Gevaerd Westarb, 36 anos, recebe constantemente o carinho das crianças da creche e por esse motivo decidiu realizar um ensaio com os pequenos e o barrigão de nove meses para registrar esses momentos.
O resultado são fotos com mais de 60 alunos. Os cliques ficaram a cargo da fotógrafa Glaucia Lana Martins, 32, que atua no ramo de fotografia de família, desde gestantes, newborn, bebês e crianças, há cinco anos.
Antes de realizar os ensaios, a fotógrafa gosta de conhecer um pouco da história da gestante, para que isso possa ser incluído nas fotos. “Quando a Anna veio me procurar, nós conversamos sobre como seria essa sessão e ela nos propôs a ideia de fazermos o ensaio na escolinha. As crianças participam do dia a dia dela, vibraram com a notícia da gravidez, abraçam e acariciam o Pedro sempre que a veem. Não teria tema mais lindo do que o seu amor eterno (Pedro) com seus amores diários (os alunos)”, explica Glaucia.
Anna conta que durante a gestação da primeira filha, Stella Gevaerd, hoje com sete anos, teve alguns problemas pessoais e decidiu não fazer um ensaio. “Eu queria algo diferente. Com a gestação do Pedro eu resolvi fazer as fotos com as crianças devido à atenção e ao carinho que eu recebo diariamente deles”.
A diretora relata que ao chegar na escola os pequenos da educação infantil ao ensino fundamental I a procuram para perguntar sobre o Pedro. “As crianças vêm beijar minha barriga, perguntam como está o Pedro e quando ele vai nascer. Os grandes também vivem colocando a mão na barriga para sentir ele mexer. É uma coisa que me marcou bastante”, conta.
Glaucia faz as fotos das homenagens e dos eventos do Centro Educacional, e por esse motivo Anna optou pela fotógrafa. Após decidir o tema do ensaio, a diretora conversou com a fotógrafa e juntas elas procuraram fotos para ter inspiração. No entanto, elas não encontraram nada semelhante. “Pegamos fotos pedagógicas aleatórias mesmo para ter uma base, mas ninguém fez nenhum ensaio parecido”, diz Anna.
Por serem crianças, a diretora precisou pedir a autorização dos pais para fazer as fotos. Segundo ela, todos adoraram a ideia. “Depois de ter a autorização dos responsáveis, as professoras se empenharam em ajudar em todo o processo. Fotografamos durante todo dia, dividindo as sessões por turmas”, explica a fotógrafa.
Segundo Anna, depois das fotos, um dos pequenos abordou ela na escola e falou “eu já pintei essa barriga”, lembrando das fotos em que eles pintaram as mãos e carimbaram a barriga da diretora.
Além das fotos, realizadas em uma sexta-feira, na semana seguinte as crianças e professoras da creche se reuniram e realizaram uma surpresa para diretora: um chá de fraldas. “Eles se juntaram e fizeram um chá de bebê com comida, bastante fralda, me entregaram um cartão. Foi bem legal, eu não esperava”, diz.
Anna conta que fez o magistério em 2004 e quando começou a trabalhar no local, ela era auxiliar de sala. Em 2010 ela assumiu o cargo mais alto dentro do educandário. Anna diz que mesmo com a licença maternidade não estará completamente longe da creche.
“A instituição existe há 27 anos já. Toda parte de crescimento e ampliação eu participei”, explica. “Todo dia nós cuidávamos das crianças para as mães comerciárias. Ali eu fui alimentando, ampliando, colocando a parte pedagógica”, acrescenta.
Pedro nasceu no dia 11 de setembro e Anna se preparava há um tempo para a sua chegada. “A minha rotina mudou por causa dele, e tenho que me adaptar a isso. Já conversei com os pais e de certa forma estarei sempre ali (na creche)”, explica.
Glaucia afirma que a fotografia é uma expressão da realidade que está à sua volta. Para ela, a experiência agregou muito valores, tanto na vida pessoal quanto na profissional. “Foi muito gratificante ver todos se divertindo, trocando afeto, carinhos e palavras de amor para o pequeno Pedro. Com certeza foi uma experiência única e maravilhosa”, avalia.
A diretora aproveita para indicar a ideia do ensaio para outras mães que também trabalham na educação. “A gente que está na direção tem tanto contato com as crianças e com os pais. Nesse momento da gestação é bem gratificante o carinho deles no dia a dia. Recomendaria com muito prazer”, declara.