Documentário que conta história da Fenarreco será lançado em cinema de Brusque
Lançamento da obra acontece no dia 30, no Cine Gracher
Lançamento da obra acontece no dia 30, no Cine Gracher
A Festa Nacional do Marreco terá sua história contada no documentário “Fenarreco – a história mais gostosa do Brasil”, produzido pela empresa brusquense Prime Filmes, com direção de Denise Serafini. O documentário será lançado no dia 30 de novembro, às 18h30 no Cine Gracher do shopping. A entrada é gratuita, conforme disponibilidade de lugares.
A obra traz depoimentos e momentos marcantes dos 35 anos de festa, contados por quem os vivenciou, destacando principalmente os primeiros anos, até chegar nas edições atuais. Entre os convidados estão Valdir Walendowsky e Rolf Kaestner, que junto de outros nomes são considerados os idealizadores da Fenarreco, Oscar Campi, filho de Osvaldo Campi, família que por muitos anos cuidou da gastronomia da Fenarreco, o turismólogo Ademir Moraes, que sempre participou da festa, dona Ieda Hatke, que foi a primeira rainha, entre outros.
Segundo a diretora, o objetivo principal do projeto foi de resgatar como começou a Fenarreco. “As falas comentam os desafios de fazer uma festa lá na década de 1980, quando Brusque estava vivenciando aquela dor da enchente de 1984”, comenta a diretora, que além desta também já atuou em outros documentários de resgate histórico na região.
Nos depoimentos, os convidados relembraram desafios do início, como fazer o cálculo de quanto marrecos precisariam ser servidos, até mesmo o local em que a festa seria realizada. “Todo documentário resgata essa essência da Fenarreco ser uma festa família, para resgatar a cultura germânica. O próprio Ademir fala muito sobre essa questão, além de várias curiosidades de episódios que aconteceram durante a festa que as pessoas nem imaginam”, conta Denise.
Além do documentário, o projeto também contempla um fotolivro que será lançado no primeiro trimestre de 2023, com recortes da festa. O livro será distribuído gratuitamente, assim como o acesso ao documentário em sua sessão de exibição de estreia.
Toda comunidade é convidada a prestigiar o lançamento do documentário. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados. A organização convida a quem puder levar 1 kg de alimento não perecível, que depois será destinado à Apae Brusque.
Leia também:
1. Havan não renova patrocínio do Brusque Futebol Clube para 2023
2. Após 20 anos, brusquenses que viram Brasil ser penta relembram histórias e falam sobre expectativas para hexa
3. Justiça oficializa compra de imóvel da Buettner por empresa do ramo da construção
4. Confira como fica o horário de atendimento das agências do INSS nos dias de jogos do Brasil
5. Saiba como funciona o agendamento da mamografia na rede municipal de Brusque
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos