Ponte foi projetada para permitir mais vazão – Crédito: Sarita Gianesini |
Desde janeiro de 2012, o Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (Ibplam) e a Secretaria de Obras executam a obra de uma nova ponte que deve ter acesso à rua Beira Rio, bairro Dom Joaquim. Segundo o diretor presidente do Ibplam, Alexandre Gevaerd, toda a parte de pré-moldados deve ser concluída nos próximos quinze dias.
A ponte começou a ser construída porque a que dava acesso à Beira Rio ficou com as fundações comprometidas, após a enchente de 9 de setembro de 2011. Gevaerd ainda informou que a ponte, construída em um local diferente, terá ligação com a rua Irmã Josefina, permitindo o acesso dos moradores à rua principal do bairro sem ser pela rua Augusta Hort.
O secretário de Obras, Gilmar Vilamoski, fez uma comparação, informando que a nova ponte possui o dobro do tamanho da atual, por onde somente veículos pequenos estão autorizados a passar. Vilamoski explicou que a obra deve custar cerca de R$ 500 mil, sendo os recursos parte dos R$ 2 milhões enviados pelo Ministério da Integração após a tragédia de setembro.
**Confira a reportagem completa, com a opinião dos moradores de Dom Joaquim, na edição de terça-feira, 6.