Donatella Versace para Givenchy: WTF?
Vamos colocar da seguinte forma: você é um ícone da marca que leva seu sobrenome e é convidado pelo seu amigo para posar de musa na campanha de uma marca concorrente. Sua resposta seria sim, não, ou impensável?
No dia em que Riccardo Tisci, diretor artístico da Givenchy, publicou em seu Instagram pessoal (@riccardotisci17) a foto com Donatella Versace, apontando a diretora criativa da Versace como uma das estrelas da campanha do próximo outono/inverno da marca que comanda, o fashion establishment tremeu.
Givenchy e Versace pertencem ao Olimpo da moda. Marcas de luxo poderosas, que em tese disputam o mesmo mercado, o que as caracteriza como concorrentes. O que está por trás desta inusitada união de forças? A resposta veio ontem com a publicação de algumas fotos da campanha da Givenchy no Instagram da (pasme!) Versace!
Quebrar as regras, estabelecer novos limites, ir além. A mensagem explícita desde a publicação da primeira imagem faz valer um valor em voga nestes novos tempos. A palavra de ordem é COLABORAR. Tanto Versace quanto Givenchy têm um ganho enorme de imagem com a repercussão da campanha. Não se trata mais de uma questão de marca, mas uma questão de valores transmitidos. E a Givenchy com Riccardo Tisci tem feito isso há bastante tempo, mesclando talentos com modelos em suas campanhas. Basta lembrar das campanhas estreladas por Léa Cerezo, Gisele Bündchen, Marina Abramovic, Carine e a filha Julia Roitfeld, Julia Roberts, todos considerados parte da família Givenchy. E é esta percepção de uma grande família que permeia a direção artística de Riccardo Tisci, tornando-a única.
A campanha de outono inverno 2015/2016 da Givenchy conta com um time de talentos além de Donatella Versace. As fotos foram feitas pela dupla Mert Alas & Marcus Piggot, com styling de Carine Roitfeld. Outras participações de peso que estrelam a campanha como parte da família Givenchy são a cantora pop chinesa Chris Lee e o jogador Victor Cruz. Você pode conferir mais fotos abaixo!
Lá, no topo do Olimpo, duas power houses, marcas globais e poderosas, juntam-se de forma colaborativa. Aqui, bem abaixo do Olimpo, as indústrias continuam a se enxergar como concorrentes, numa realidade de autorreferenciação que massifica o mercado, sem buscar um diferencial competitivo que extrapole a venda de produtos para a transmissão de valores. Bom, sempre foi difícil viver a exemplo dos deuses…
Rodrigo Zen
Thom Zen Creative Busines
Confira outras imagens da campanha outono inverno 15/16: