Dpcami realiza bate-papo com alunos sobre violência contra a mulher
Atividade foi realizada na quinta-feira, 8, na escola Georgina Carvalho da Luz
Atividade foi realizada na quinta-feira, 8, na escola Georgina Carvalho da Luz
Na quinta-feira, 8, em menção ao Dia Internacional da Mulher, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Brusque promoveu uma roda de conversas com adolescentes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Georgina Carvalho da Luz.
A atividade, realizada pela psicóloga policial Aline Pozzolo Batista, faz parte do projeto “PC por elas”, criado pela Coordenadoria das Dpcamis. A roda de conversa faz teve participação de aproximadamente 30 alunos e membros da equipe pedagógica.
Na ocasião, foram expostos e discutidos os dados alarmantes de violência contra a mulher no Brasil, como identificar um relacionamento abusivo, questões culturais ligadas à violência, cultura machista e cultura do estupro.
Foram repassados vídeos que versavam sobre como se inicia um relacionamento abusivo e discutia crenças socialmente difundidas sobre o estupro de mulheres. Também foi solicitado que os alunos refletissem e se posicionassem em relação a frases com conteúdo machista/ violento que foram a eles entregues pela psicóloga.
Por fim, os adolescentes foram chamados a produzir material literário ou gráfico acerca do que haviam apreendido durante a roda de conversa. A atividade serviu para instigar os adolescentes a manter relações mais igualitárias, rever discursos que atuam como disseminadores de violência e serem agentes de transformação social.