Duas unidades de saúde serão reformadas nos próximos meses em Brusque

UBS do Poço Fundo e do Guarani já estão com o projeto pronto e aguardam licitação para início da obra

Duas unidades de saúde serão reformadas nos próximos meses em Brusque

UBS do Poço Fundo e do Guarani já estão com o projeto pronto e aguardam licitação para início da obra

Duas unidades básicas de saúde (UBS) de Brusque passarão por reformas nos próximos meses. A prefeitura já lançou o edital de licitação para contratação das empresas que executarão as obras nos bairros Poço Fundo e Guarani.

De acordo com a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann, as reformas nas duas unidades de saúde visam cumprir um convênio realizado com o Ministério da Saúde que solicita que sejam feitas adequações nas estruturas, principalmente no quesito acessibilidade. “Será feita toda uma adaptação nas unidades”, diz.

Andrea ressalta que os projetos foram executados pelo DGI. Na UBS do Poço Fundo, por exemplo, o projeto prevê instalação de corrimãos, poltrona fixa para obesos, com capacidade para 250 kg, fornecimento e instalação de bebedouro com acessibilidade, execução de estacionamento, além de reforma no telhado e no piso, com aplicação de piso tátil de alerta ou direcional de borracha. Toda a UBS também receberá nova pintura, de acordo com o projeto.

Na unidade do bairro Guarani, será realizada a troca de 20% do telhado, com revisão do material de fibrocimento e reparo de calhas e cumeeiras. Também será feita a recuperação de trincas internas e externas de revestimento de paredes, instalação de luminária de emergência em LED. O projeto prevê ainda a limpeza total e abertura do sistema de fossa e filtro, execução de pátio/estacionamento com piso podotátil, e instalação de bicicletário.

A licitação da obra da unidade do bairro Poço Fundo será realizada no dia 23 de março. Já a abertura dos envelopes para a reforma da unidade do Guarani será no dia 26 de março.

TAC com o Ministério Público
Em dezembro do ano passado, a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público se comprometendo a adaptar todas as unidades de saúde do município nos padrões de acessibilidade.

No acordo feito com a 2ª Promotoria de Justiça, ficou definido o cronograma que a prefeitura precisa seguir para fazer as adaptações, inclusive, com os prazos. Segundo o cronograma estabelecido, as adequações nas unidades de saúde dos bairro Guarani e Poço Fundo devem ficar prontas até dezembro de 2018.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio