Empresa começará reuniões para reforma administrativa na Prefeitura de Brusque neste mês

Previsão é que a reorganização seja concluída até o fim deste ano

Empresa começará reuniões para reforma administrativa na Prefeitura de Brusque neste mês

Previsão é que a reorganização seja concluída até o fim deste ano

A Eficaz Assessoria começará a trabalhar no processo de reforma administrativa da Prefeitura de Brusque ainda neste mês. Funcionários da empresa de Tubarão – vencedora da licitação – farão uma série de reuniões com cada secretaria e diretoria.

O diretor e consultor da Eficaz, Alexsandro Silveira, explica que as reuniões fazem parte da primeira etapa do trabalho. “Vamos avaliar a funcionalidade dessa estrutura, como é a relação de trabalho nas diversas áreas. Vamos chamar cada área para identificar as capacidades, o contingente de pessoas e como está organizada”.

Leia também:

Funcionários da Eficaz é que participarão dessas reuniões. Boa parte do trabalho de análise, o mais teórico, será feita no escritório em Tubarão. Quando necessário, irão se deslocar até Brusque.

Com base nas informações repassadas, a Eficaz fará uma análise técnica sobre o que pode ser mudado. Será avaliada, inclusive, a possibilidade de remanejamento de pessoal de uma área para outra ou redefinição das funções.

Uma vez concluída essa fase, a Eficaz adentrará um terreno mais espinhoso: o Plano de Cargos e Salários. Os servidores públicos já se manifestaram frontalmente contra qualquer mudança na progressão da carreira.

A empresa fará a análise do impacto financeiro e se há desvios ou inconsistências no plano, segundo Silveira. Outro ponto que será avaliado no plano é o efeito que possíveis reenquadramentos de servidores e secretarias terão no orçamento da prefeitura.

A reforma administrativa será desenhada com base nas informações levantadas nas reuniões com cada pasta e na análise técnica do melhor aproveitamento de pessoal com o menor custo, de acordo com o diretor da empresa de consultoria.

O prazo do contrato é de 12 meses. Mas o período para executar o serviço é seis meses, ou seja, até dezembro o desenho deve ser terminado e entregue à municipalidade. “Queremos entregar para a prefeitura essa estrutura pronta”, afirma Silveira.

Cortes
Quando se fala em reforma administrativa pensa-se em cortes de comissionados, fusões de secretarias e outras medidas de austeridade. Contudo, Silveira diz que é prematuro comentar sobre o caso de Brusque.

Segundo ele, tudo dependerá das análises técnicas. Pode, de fato, acontecer de secretarias serem fundidas ou mesmo extintas como também pode ocorrer de ser mantida a mesma estrutura.

O consultor reconhece que a reforma administrativa causa medo nos servidores. Mas ele afirma que o trabalho será feito com o objetivo de melhorar a eficiência, não de prejudicar o funcionalismo.

Leia também:

Participação
Uma comissão formada por oito servidores foi constituída para auxiliar a Eficaz na reforma e também opinar. São quatro funcionários concursados e quatro comissionados.

Os concursados são: Cristiano Bittencourt, Anelise Ketzer de Souza, Sandra Bertolini e Alison Brentano. Os comissionados: André Vechi, Rodrigo Cesari, Martha Severino e William Molina.

Molina, como secretário de Governo e Gestão Estratégica, coordenará os trabalhos. Segundo ele, o objetivo ao criar a comissão é proporcionar aos servidores de carreira e comissionados voz ativa na construção da reforma.

“É um processo de construção de um nova forma de gerir o município de Brusque”, afirma Molina. Homem forte do governo, ele diz que o intuito é modernizar os processos internos para que o atendimento à população seja mais eficiente.

“A ideia é melhor atendimento com custo reduzido”, declara o secretário de Governo. Segundo ele, a reforma ataca justamente a tão afamada redução da máquina pública.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo