El Niño deve intensificar período de chuvas durante a primavera

Influência do fenômeno deve resultar em primavera chuvosa

El Niño deve intensificar período de chuvas durante a primavera

Influência do fenômeno deve resultar em primavera chuvosa

A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica que a primavera será uma estação mais chuvosa do que a média. A temperatura também deve ficar acima do normal para o período. O motivo desta alteração é a influência do fenômeno El Niño em Santa Catarina, explica a meteorologista Laura Rodrigues.

O El Niño acontece quando as águas do Oceano Pacífico equatorial (entre a Austrália e o Peru) ficam mais quentes do que o normal. Em contraste, os sistemas de Santa Catarina ficam mais intensos. Por isso, explica Laura, o inverno e o outono já foram, em parte, mais chuvosos do que o normal. “No geral, tivemos uma boa frequência de frentes frias durante o ano”, afirma a meteorologista. A maioria delas teve mais impacto no Norte e Oeste catarinense, mas também na região.

Em Brusque foi possível sentir o El Niño durante o mês de julho, que foi um dos mais chuvosos dos últimos tempos. Laura afirma que nos anos em que este fenômeno acontece a primavera costuma ser mais chuvosa. Para Brusque e região, estão previstos períodos intensos de chuvas.

De acordo com a Epagri/Ciram, os meses de setembro e outubro, que marcam a transição do inverno para a primavera, deverão registrar períodos de chuvas mais elevados. Já em novembro, o ritmo deve desacelerar. A partir da segunda quinzena do deste mês começam as tradicionais pancadas de verão.

Laura afirma que tanto o poder público quanto a iniciativa privada devem ficar atentos para aproveitar e se prevenir contra esta estação chuvosa. Já acostumada com as cheias do rio Itajaí-Mirim, a população deve ficar atenta à previsão do tempo. Não há motivo para alarde, contudo, com mais chuvas, o nível de atenção aumenta. “Não só a Defesa Civil, mas também outros órgãos podem trabalhar com a perspectiva de mais chuvas”, diz a meteorologista.

As lojas de roupas e o setor de construção civil também podem ficar atentos a esta previsão, para Laura. Ela afirma que como os períodos de sol serão mais escassos, as construtoras terão de aproveitar ao máximo o tempo firme durante a estação. Já com relação ao setor de vestuário, roupas de chuva deverão sair mais.

Com relação às temperaturas, a previsão do tempo indica que elas ficarão acima do esperado para o período, mas não estão totalmente descartados curtos períodos de frio. Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa e no outono/inverno do ano sequente, no caso 2016, se o fenômeno continuar.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio