Elaboração do plano de gestão de resíduos sólidos inicia em Brusque; saiba como vai funcionar
Empresa tem 60 dias para apresentar um diagnóstico da situação atual do município em relação aos resíduos
Empresa tem 60 dias para apresentar um diagnóstico da situação atual do município em relação aos resíduos
A empresa Ampla, de Florianópolis, deu início ao trabalho de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Brusque. A empresa foi a vencedora da licitação e tem um prazo de seis meses para entregar o documento que vai nortear a gestão dos resíduos no município.
A primeira fase do trabalho iniciou na semana passada, quando profissionais da empresa estiveram em Brusque para entender como é a gestão dos resíduos na cidade atualmente.
A engenheira sanitarista e ambiental da Ampla, Camila Januário, visitou o aterro da cidade, as unidades básicas de saúde e também pontos onde são realizados descartes irregulares de lixo, além de conhecer como é feito o serviço de limpeza urbana e de coleta domiciliar e seletiva em Brusque.
A partir dos registros feitos na cidade durante os dois dias de visita, a engenheira fará um diagnóstico sobre como funciona a gestão dos resíduos na cidade atualmente. O documento deve ser entregue em 60 dias.
“A empresa vencedora da licitação gostaria de entender como é o gerenciamento hoje em Brusque para conseguir elaborar as propostas do nosso plano dentro da nossa realidade. A engenheira conheceu o contrato de concessão do município com a Veolia (antiga Recicle) e também visitou pontos estratégicos para poder coletar as informações necessárias para o diagnóstico”, explica a assessora de estudos ambientais da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, Francielle da Carmino Marchi.
De acordo com ela, o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos está determinado em lei federal e, por isso, todos os municípios precisam ter o documento atualizado.
“Essa política nacional definiu que todos os municípios precisam ter o plano. Este documento define as ações de como o município vai se portar mediante o gerenciamento desses resíduos, vai definir as regras e as políticas adotadas em relação a este tema”.
Além do diagnóstico da situação atual, a empresa vencedora da licitação tem seis meses para elaborar a concepção do plano de gestão integrada de resíduos, a proposta de prognóstico da gestão do plano e, por fim, o plano de gestão integrada de resíduos sólidos de Brusque, que será discutido em audiência pública no segundo semestre.
“O plano é muito importante para definir várias ações relacionadas aos resíduos. Um exemplo é a questão do descarte irregular. Hoje temos vários pontos na cidade, principalmente de resíduos de construção, que a população não sabe para onde levar, muitos desconhecem que é preciso contratar a caçamba, e o plano de resíduos vem para definir essa e outras ações que não estão implementadas no município ainda”.
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