Eleições 2018: Apoio do MDB de Brusque a candidatos de fora não surtiu efeito

Dirce Heiderscheidt e Ericson Hemmer conquistaram menos de mil votos na cidade

Eleições 2018: Apoio do MDB de Brusque a candidatos de fora não surtiu efeito

Dirce Heiderscheidt e Ericson Hemmer conquistaram menos de mil votos na cidade

Em Brusque, Mauro Mariani (MDB) teve o apoio da prefeitura nesta eleição, entretanto, foi apenas o terceiro mais votado no município, com 9.573 votos. Do mesmo partido do vice-prefeito Ari Vequi e com o apoio declarado do prefeito Jonas Paegle (PSB), a projeção era de que ele seria o candidato mais votado na cidade, o que não se concretizou.

Vequi avalia que o principal fator para a derrota de Mariani em Brusque e no estado foi a força de Bolsonaro. “Foi uma avalanche. O Bolsonaro transferiu votos para o 17 no Brasil inteiro e aqui em Brusque não foi diferente. A população decidiu fazer uma ruptura e votou em partidos novos”.

Veja também: 
Quantos votos faltaram para cada um dos candidatos locais se elegerem 

Quem são os candidatos de fora que tiveram votação expressiva em Brusque e região

De onde vêm os votos: em quais cidades os brusquenses buscaram apoio nesta eleição

Avaliação semelhante é a do secretário de Assistência Social do município, Deivis da Silva. Ele também é do MDB e fez campanha para Dirce Heiderscheidt e Ericson Hemmer, candidatos a deputado estadual e federal pelo partido, respectivamente. Ambos não conseguiram se eleger. Em Brusque, Dirce fez 602 votos e Hemmer, 984.

“Esta foi uma eleição atípica. Teve o efeito Bolsonaro que implicou na votação de qualquer candidato. Todos que disputaram a eleição de 2014 fizeram metade dos votos nesta”, diz.

De acordo com ele, a previsão de votos para Dirce Heiderscheidt era de 1,2 mil em Brusque e 50 mil no estado, porém, ela alcançou somente a metade em ambos. “Foi um grande efeito que atingiu todos os candidatos”, ressalta Silva.

Veja também: 
O que os analistas dizem sobre os resultados das eleições em Brusque e região

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Mais de 70 candidatos com patente militar foram eleitos em todo o país

Além da transferência dos votos de Bolsonaro, o comentarista político Ivo Barni avalia que a Prefeitura de Brusque e o MDB não se uniram em torno de uma candidatura assim como a Prefeitura de Botuverá, por exemplo. “O Nene [José Luiz Colombi, prefeito] abraçou a candidatura do Mariani, do Peninha. Ali deu pra sentir que se reuniram, o partido direcionou o apoio, o que não houve aqui em Brusque”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo