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Eleições 2024: confira os documentos que podem ser usados para votar

Checar se eles estão válidos e em bom estado pode evitar contratempos

Eleições 2024: confira os documentos que podem ser usados para votar

Checar se eles estão válidos e em bom estado pode evitar contratempos

Com as eleições se aproximando, é fundamental que o eleitor esteja ciente dos documentos aceitos pela Justiça Eleitoral para exercer o direito de voto. Em Brusque, Guabiruba e Botuverá, a eleição para prefeito e vereadores será realizada em turno único no próximo domingo, 6.

Para garantir que o eleitor exerça o direito de voto de maneira consciente e informada, o jornal O Município preparou um informativo sobre quais são os documentos válidos que devem ser apresentados na seção eleitoral. Além disso, confira algumas dicas importantes para o dia da votação.

Documentos aceitos

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para comprovar a identidade no dia da eleição, é possível apresentar os seguintes documentos:

  • E-Título (para quem tem cadastro biométrico);
  • Carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, incluindo carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Esses documentos podem ser utilizados mesmo se estiverem com a validade vencida, desde que o eleitor consiga comprovar a identidade de outra forma.

Documentação não obrigatória

É possível levar os seguintes documentos para facilitar o processo, embora sua apresentação não seja obrigatória:

  • Título de eleitor (ajuda a localizar a zona e a seção eleitoral);
  • Comprovantes de votação das últimas eleições;
  • CPF.

Documentos que não são aceitos

De acordo com a legislação, não são aceitos para a votação os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Carteira de trabalho digital.

Dicas para o dia da votação

Uma das dicas mais importantes para o dia da votação é verificar a validade e o bom estado dos documentos. Isso ajuda a evitar contratempos no momento da votação.

Além disso, preparar-se com antecedência pode facilitar o processo. É indicado que o eleitor organize os documentos e esteja informado sobre sua zona e seção eleitoral.

Checagem

Segundo o TSE, se houver dúvida quanto à identidade da eleitora ou do eleitor, mesmo que estejam de posse do título eleitoral e de um documento oficial com foto, o presidente da mesa poderá solicitar uma checagem adicional.

Assim, é importante estar preparado para qualquer eventualidade. Isso pode incluir:

  • Verificação dos dados no caderno oficial de votação;
  • conferência da assinatura;
  • Registro dos detalhes na ata.

Assista agora mesmo!

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