Eleições 2024: é possível votar sem o título de eleitor?
Em qualquer caso, é preciso que o eleitor leve consigo um documento oficial com foto
As pessoas aptas a votar podem esquecer de levar o título de eleitor para se identificarem à mesária ou ao mesário no dia da eleição. No entanto, mesmo sem o documento eleitoral em mãos, o eleitor ainda consegue votar. Em Brusque, Guabiruba e Botuverá, os cidadãos votarão para prefeito e vereadores em turno único no próximo domingo, 6.
Para isso, basta que o eleitor apresente, na seção eleitoral, um documento oficial com foto ou o título de eleitor digital, por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, desde que a foto da pessoa conste no documento. A foto aparece no título de eleitor pelo app quando a pessoa realiza o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.
Documentos aceitos
Mesmo que seja possível votar sem o título, é preciso que o eleitor cumpra uma exigência: trazer consigo um documento oficial com foto, que esteja legível, para comprovar a sua identidade.
Os documentos aceitos são:
- Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
- Passaporte;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- e-Título (com foto).
O título de eleitor em versão física deve ser apresentado no momento da identificação da eleitora ou do eleitor juntamente com documento oficial com foto na seção eleitoral.
Assista agora mesmo!
Velho Oeste Bar formou “família” de clientes e foi grande sucesso em Brusque nos anos 2000: